Palestrantes / Mediadores / Debatedores do Congresso

ABRAÃO DA CRUZ TAVARES

Mestrando em Economia e Desenvolvimento (Unifesp), graduado em Economia pela UFPR (2017) e Técnico em Edificações pela ETOC/Oswaldo Cruz (2011). Pesquiso no campo da História Econômica temas ligado a Criminalidade, Gênero e Políticas Públicas.

ACÁCIO AUGUSTO

Doutor em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Professor no Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios – UNIFESP – campus Osasco. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES. Pesquisador no Nu-Sol (PUC-SP ). Autor de “Anarquia y lucha antipolítica – ayer y hoy”. Barcelona: NoLibros, 2019 e “Política e polícia: cuidados, controles e penalizações de jovens”. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013. Co-Autor, com Edson Passetti, de “Anarquismos e Educação”. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008. Co-organizador, com Renato Rezende, da Coleção ATAQUE, da Editora Circuito/Hedra, Rio de Janeiro/São Paulo desde 2018.

ADALTON RIBEIRO

Farmacêutico-Bioquímico, Graduado pela FCF-USP, MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde – Fipe/FEA/USP e Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária IEP/HSL. Atualmente consultor Especialista em ATS da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats/CGATS/DGITIS/SCTIE/MS) Professor de Pós-Graduação em Assuntos Regulatórios, Farmacoepidemiologia, Farmacoeconomia, Pesquisa Clínica e Farmacovigilância

ADEMAR ARTHUR CHIORO DOS REIS

Graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986), com Residência em Medicina Preventiva e Social pela UNESP (1988). Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da UNIFESP (2011). Professor-adjunto C-II do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP (área Política, Planejamento e Gestão em Saúde). Orientador permanente (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da EPM/Unifesp. Membro do Laboratório de Saúde Coletiva - Lascol. Professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Fisioterapia (Unisanta) e da Faculdade de Medicina (UNIMES), ambas de Santos-SP. Foi secretário municipal de saúde de São Vicente-SP (1993-1996) e de São Bernardo do Campo-SP (2009-2014). Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) por três mandatos. Foi Diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005) e Ministro de Estado da Saúde (2014-2015).

ADRIANA AMORIM FRANCISCO

Enfermeira Obstetra, Doutora em Cuidado em Saúde, Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher - EPE/UNIFESP.

ADRIANA BEREZOVSKY

Graduada em Ortóptica pela Escola Paulista de Medicina (1983) tem mestrado e doutorado também pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina. Foi bolsista de doutorado sanduíche do CNPq, tendo feito seu treinamento na Retina Foundation of the Southwest, EUA. É professora associada do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP e orientadora do Programa de Pós graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP/ Escola Paulista de Medicina. É Vice -Chefe da Disciplina dos Distúrbios Visuais Funcionais do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais Funcionais. Exerce a chefia do Laboratório de Eletrofisiologia Visual Clínica da UNIFEP.

ADRIANE LOPES MEDEIROS SIMONE

Farmacêutica, doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. É professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Diretora Técnica de Saúde II na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

ADRIANO SOUZA SENKEVICS

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado-sanduíche pela Universidade de Toronto (U of T), e especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência em sociologia da educação, desigualdade e estratificação, e indicadores quantitativos.

AFONSO CELSO PINTO NAZARIO

Professor Livre-Docente da Disciplina de Mastologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ginecologia da EPM-UNIFESP. Vice-Coordenador da Câmara de Pós-Graduação da EPM-UNIFESP

ALLAN RODRIGO DE CAMPOS SILVA

Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência nas áreas de Geografia Econômica, Agrária, da População e Saúde Pública, pesquiso a modernização agropecuária brasileira, com ênfase nas relações de trabalho na indústria avícola brasileira. Tradutor no coletivo Igrá Kniga, por meio do qual traduzi para português o livro "Pandemia e agronegócio: doenças infecciosas, capitalismo e ciência" do biólogo Rob Wallace. Participo do grupo de estudos de crítica do valor-dissociação no Laboratório de Geografia Urbana-USP e do Observatório das Migrações no Estado de São Paulo. Membro do Fórum Popular da Natureza.

ALVARO PACHECO E SILVA FILHO

Professor Titular Livre-Docente da Disciplina de Nefrologia, Departamento de Medicina Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Chefe do Departamento de Medicina, EPM, UNIFESP Pesquisador IA do CNPq Membro do Comitê de Assessoramento de Medicina, CNPq Coordenador Médico do Transplante Renal do Hospital Israelita Albert Einstein

AMYR KLINK

Amyr Khan Klink soma em seu currículo mais de 2500 palestras proferidas no Brasil e exterior. Nas palestras relata suas experiências em viagens que realiza desde 1978, quando ainda muito jovem, fez sua primeira viagem internacional, de moto, de São Paulo até o Chile. Em 1984 fez a inédita travessia solitária a remo do Oceano Atlântico Sul. A jornada de 3.700 milhas percorridas ao longo de 100 dias, quando cruzou a remo o Atlântico entre a Namíbia e a Bahia, foi retratada no best seller Cem Dias entre Céu e Mar. Em 1986 realizou a primeira de suas mais de 30 viagens à Antártica. A bordo do veleiro que construiu, o Paratii, em 1989 estreia como velejador em uma viagem solitária que duraria 642 dias, passando sete meses e meio propositalmente imóvel em uma invernagem na Antártica. De lá seguiu para o Ártico e retornou ao Brasil após percorrer, numa única viagem, 27 mil milhas. Amyr descreve a viagem no livro Paratii Entre Dois Polos. Em 1998 Amyr realiza uma nova viagem inédita: uma volta ao mundo solitária ao redor do continente antártico. A viagem sem escalas, quando cruzou todos os meridianos da Terra abaixo da latitude 60º Sul, durou 79 dias. Sua experiência está relatada no livro Mar sem Fim. Em 2002 conclui a construção do Paratii 2, o mais moderno veleiro já construído no Brasil e, entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004, refaz a circum-navegação polar, dessa vez com cinco tripulantes. A viagem durou 76 dias sem escalas, quando navegou 13,3 mil milhas e está descrita em seu livro Linha D’Água – Entre Estaleiros e Homens do Mar, lançado em 2006. Em 2016 lança ao livro Não há tempo a perder, relato de vida em depoimento à Isa Pessoa. Em 2019 colaborou com a obra “Capotar é Preciso” do professor Armando Oliveira. O livro apresenta os principais conceitos de gerenciamento de projetos a partir de três grandes expedições de Amyr Klink.

ANA LAURA BENEVENUTO DE AMORIM

Nutricionista formada pela UNIFESP e doutora em Ciências da Saúde pelo Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde também pela UNIFESP. Atua como apoiadora do Projeto de Extensão Panela Aberta e é pesquisadora na área de Segurança Alimentar e Nutricional e Politicas Públicas de Alimentação e Nutrição. Atualmente é docente no curso de nutrição da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e na Universidade São Judas campus UNIMONTE.

ANA MARIA DE ARAÚJO MELLO

Feminista, militante em luta por creches, doutora em psicologia/educação e autora e co-autora de artigos e livros.

ANA PAULA KOURY

Professora Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2008) do Mestrado Profissional em Engenharia Civil e dos Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas (2003) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021). Pós doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (2018). Bolsista 2C do CNPq. Arquiteta e Urbanista pela Escola de Engenharia de São Carlos- USP (1991), mestre pela mesma instituição (1999) e doutora pela FAUUSP (2005). Fulbright Visiting Professor Cátedra CUNY Global Cities (Bernard and Anne Spitzer Scholl of Architecture, Fall- 2016)

ANA SÍLVIA SCAVACINI MARINONIO

Fisioterapeuta, especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, pós-doutoranda pela Disciplina de Infectologia (UNIFESP), doutora pelo Departamento de Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria (UNIFESP) e Mestre em Pneumologia (UNIFESP). Tem experiência nas áreas de ventilação mecânica, mortalidade neonatal e análise espacial.

ANDERSON DA SILVA ROSA

Enfermeiro, mestre e doutor em ciências pela Unifesp. Professor Adjunto do Departamento Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Unifesp. Coordenador do Programa de Extensão Universitária Com-unidade: saúde, assistência social, educação e direitos humanos e do Projeto Periferia dos Sonhos. Pesquisador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina. Tem experiência nas áreas da Saúde Coletiva, Saúde Mental, Enfermagem e Gestão. Atua principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, desigualdade social, situação de rua e gênero.

ANDERSON KAZUO NAKANO

Graduação e mestrado em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP, doutorado em demografia pela UNICAMP e pós doutora pelo Departamento de Projetos da FAUUSP. Foi membro da equipe técnica do Instituto Polis, gerente de projetos do Ministério das Cidades e diretor do Departamento de Urbanismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura do Município de São Paulo. É professor e coordenador do Observatório de Lutas Urbanas do Instituto das Cidades do Campus Zona Leste da Unifesp.

ANDREA RABINOVICI

Graduada em Ciências Sociais, com ênfase em antropologia (Unicamp). Especialista em Turismo Ambiental (Senac), mestra em Ciência Ambiental (USP), doutora em Ambiente e Sociedade (Unicamp). Foi Pró-reitora de assuntos estudantis, chefe de gabinete e vice-reitora da Unifesp. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Ambientais e do Programa de Pós-graduação em Análise Ambiental Integrada do Campus Diadema da Unifesp e membro da Cátedra Sustentabilidade da Unifesp.

ANDRÉ CARONE

Tradutor e professor do Departamento de Filosofia da EFLCH/UNIFESP

ANDRÉ ROBERTO MARTIN

Professor Livre-docente do Depto de Geografia da Universidade de São Paulo

ANDRÉA BARBOSA

Antropólogo, professora do Departamento de Ciências Sociais da UNIFESP e coordenadora do VISURB-Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas.

ANDRÉA PEROSA SAIGH JURDI

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.Pós doutorado em Estudos da Criança, especialidade Educação Especial pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal). Professora Associada do Curso de Terapia Ocupacional UNIFESP; Credenciada no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e no Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde - modalidade profissional. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de saúde mental infantil, inclusão escolar, atividade lúdica, desenvolvimento infantil, intervenção precoce centrada na família e formação profissional. Coordenadora do Laboratório de Educação e Desenvolvimento Humano do campus Baixada Santista. Líder do Grupo de Pesquisa Infância, Educação e Saúde.

ANDRÉA SLEMIAN

Historiadora, docente do Departamento de Histiria da UNIFESP, com pesquisas na area de história política e da justiça.

ANGELA BRANDÃO

Formada em História pela UFPR; Especialista em Arte e Cultura Barroca pela UFOP; Mestre em História da Arte e da Cultura pela Unicamp e Doutora em História da Arte pela Universidade de Granada, Espanha. É professora no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp.

ANGELO LUIZ CORTELAZZO

O Professor Angelo é Graduado, Mestre, Doutor e Livre Docente na área de Biologia, sempre pela Unicamp e fez seu pós-doutorado em Grenoble, na França (1992-1994). Foi coordenador de curso (1994-1998) e pró-reitor de graduação da Unicamp (1998-2002) onde se aposentou em 2011 como professor do Instituto de Biologia. Foi coordenador das Fatecs do estado de SP (2008-2012) e assessor acadêmico da Univesp (2013-2017). Na gestão do ensino, foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2001-2013) e atualmente faz parte de grupos de estudo da área de educação, na Unicamp e na Fatec de Itu.

ANTÔNIO CARLOS ROQUE DA SILVA FILHO

Graduação (1985) e mestrado (1987) em física pela Unicamp. Doutorado (1992) em ciência da computação e inteligência artificial pela Universidade de Sussex, Reino Unido. Desde 1993 é professor do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto. Fundador e coordenador do Laboratório de Sistemas Neurais, pioneiro no Brasil e América Latina em pesquisa em neurociência computacional.

APARECIDA S TANAKA

Fiz a graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1991 e 1993). Realizei Pós-doutorado na Universidade Ludwig Maximilians - Munique, Alemanha (1993-1995) e a Livre Docência em 2006. Atualmente sou Professora Titular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de São Paulo. Coordeno o grupo de pesquisa "Bioquímica e Biologia Molecular de Artrópodes Hematófagos" do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, no qual estudamos bioquimicamente os vetores de doenças, Aedes aegypti, Rhipicephalus microplus, Triatoma infestans, na busca por métodos de controle e diagnóstico das doenças transmitidas por estes artrópodes.

ARISSANA PATAXÓ

É da etnia Pataxó. Possui graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira/ Licenciatura pela Universidade Federal da Bahia(UFBA) (2009). É mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente, é doutoranda em Antropologia Social do Programa de Pós Graduação de Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 2010 - 2012, participou como pesquisadora no Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena da Bahia - Núcleo Yby Yara. É membro do Grupo de Pesquisadores Pataxó - Atxohã. Tem experiência na área da educação escolar indígena, política para educação indígena, línguas indígenas, produção de material didático para as escolas indígenas. Atua principalmente nos seguintes temas: retomada ou revitalização da língua Pataxó, educação escolar indígena, identidade e política linguística. Tem também uma trajetória como artista visual, na qual destacam-se: Curadoria: 2021 - "Cura", festival de arte urbana em Belo Horizonte Premiação: 2016 - segundo lugar no Prêmio Pipa online Exposições individuais 2009 – “Sob o olhar Pataxó”, Museu Eugênio Teixeira Leal, Salvador, BA – “Kahab kitokip”, Museu de Arqueologia e Etnologia, Salvador, BA 2007 -“Sob o olhar Pataxó”, Museu de Arqueologia e Etnologia, Salvador, BA Exposições coletivas 2021 - Vêxoa - Pinacoteca de São Paulo 2014 – “Mira! – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas”, Espaço do Conhecimento, Belo Horizonte, MG e Casa da Cultura da América Latina (CAL), Brasília, DF 2013 – “Mira! – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas”, Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG 2011 – “Revelações e formas”, Grupo Arte sem Fronteira, Museu de Arte de Montenegro, RS 2010 – “ECOART”, Museu de Arte de Montenegro, RS 2009 – “Salões Regiõnais de Artes Visuais da Bahia”, Porto Seguro, BA – “Gravura Making Off”, Escola de Belas Artes (UFBA), Salvador, BA – “Senso Plural”, Galeria Canizares, Escola de Belas Artes (UFBA), Salvador, BA – Mostra Panorama Nacional do XIII Festival Nacional de 5 minutos, Salvador, BA – “Curta Belas Artes”, Escola de Belas Artes (UFBA), Salvador, BA

ARNALDO LOPES COLOMBO

Médico infectologista, Professor Titular de Doenças Infecciosas, Pesquisador IA do CNPq

ARY GADELHA

Professor e Vice-Chefe do Departamento de Psiquiatria da EPM/UNIFESP / Coordenador do Programa de Esquizofrenia da EPM/UNIFESP (PROESQ). Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LINC) e do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD)

BARBARA PEREIRA ZENTHOFER

Barbara Pereira Zenthofer, nascida em 23 de setembro de 1999. Graduanda em nutrição na Universidade Federal de São Paulo. Participou por dois anos no Centro Acadêmico Semíramis Domene. Sua iniciação científica é intitulada como "Aceitação de preparações culinárias com Cambuci, por trabalhadores atendidos pelo Programa de Alimentação do Trabalhador".

BARTIRA DE AGUIAR ROZA

Professora Associada Escola Paulista de Enfermagem-UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa em doação e transplante de órgãos e tecidos e transplante.

BEATRIZ H CARLINI

Beatriz H Carlini é professora adjunta associada da Escola de Saúde Pública e cientista pesquisadora no Instituto de Adicções, Drogas e Álcool (ADAI) da Universidade de Washington, em Seattle, EUA. Dra Beatriz tem doutorado em Psicologia pela PUC-SP e mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Washington. Desde 2016, Dra Beatriz coordena o setor de pesquisa e educação em cannabis do ADAI. Parte do seu trabalho é financiado pelos impostos coletados pelo governo estadual  da indústria de produção e vendas da cannabis e transferidos para as universidades estaduais. A cannabis foi legalizada no estado de Washington para fins medicinais em 1998 e para fins recreativos em 2012.  

BENIGNA MARIA DE OLIVEIRA

Professora Titular do Departamento de Pediatria da UFMG. Pró-Reitora de Extensão da UFMG no período de 2014 -2018. Atualmente Pró-Reitora de Graduação da UFMG

BOLIVAR GODINHO DE OLIVEIRA FILHO

Economista com pós-graduação em Finanças pela FGV-SP, mestrado em Administração pela PUC-SP e doutorado em Finanças pela FEA-USP. Atualmente é professor de Finanças na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Osasco. Experiência de 33 anos no mercado financeiro nas áreas de Tesouraria, Corretora de Valores e Gestão de Fundos de Investimento. Ex-Diretor de Asset Management nos Bancos Noroeste, Fibra e BMC. Atuação por quatro anos como especialista em investimentos no Banco Itaú. Autor do livro Gestão de Fundos de Investimento.

CAMILA BERTINI MARTINS

É doutora em Ciências, Área Estatística, pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É professora-orientadora do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (PIT - Unifesp), atuando nas áreas de Processos e Produtos Tecnológicos e Tecnologia da Informação e Comunicação. Desenvolve pesquisa na área de Estatística Aplicada, Metanálise, Inferência Bayesiana e elaboração de aplicativos digitais envolvendo metodologias estatísticas.

CAMILLA PONTES BEZERRA

Doutora em Saúde Coletiva, Mestre em Enfermagem e Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP.

CAMILO DIAS SEABRA PEREIRA

Formado em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecília, cursou mestrado e doutorado em Oceanografia no Instituto Oceanográfico da USP e Pós-Doutorado na Universidade de Cádiz, Espanha. Professor Associado do Departamento de Ciências do Mar da UNIFESP. Orientador de Mestrado e Doutorado. Linha de pesquisa voltada à Ecotoxicologia Marinha, com ênfase na ocorrência e nos efeitos de contaminantes emergentes em ecossistemas costeiros.

CARLA ROBERTA MONTEIRO MIURA

Professora Adjunta da Escola Paulista de Enfermagem- Unifesp desde 2019. Doutora em ciências e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Especialista em Enfermagem Ortopédica e Traumatológica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.Licenciada pela Faculdade de Educação da USP e Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP.

CAROLIN OVERHOFF FERREIRA

Carolin Overhoff Ferreira é professora associada Livre Docente no Departamento de História da Arte, Unifesp. Possui pós-doutorado sênior em Cinema pela ECA/USP. Doutorou-se em Artes Cênicas na Freie Universität Berlin. Leccionou nas Universidades de Oxford e Coimbra, na Universidade Católica Portuguesa, Porto, na Freie Universität Berlin e na Universidade de Arte Aplicadas e Design, Hannover. É autora de Introdução brasileira à teoria, história e crítica das artes, Decolonial Introduction to the theory, history and criticism of the arts, Cinema português – Aproximações à sua história e indisciplinaridade, Identity and difference - Postcoloniality and transnationality in Lusophone films, Diálogos Africanos e de Neue Tendenzen in der Dramatik Lateinamerikas.

CAROLINA PULICI

Professora Associada da EFLCH-UNIFESP, graduada em ciências sociais pela USP (2001) e mestre em sociologia pela mesma instituição (2004). Doutora pela FFLCH-USP (2010), com doutorado-sanduíche no Centre de Sociologie Européenne da École de Hautes Études en Sciences Sociales (2007/2008), pós-doutorado no Museu Paulista da USP (2011-2012) e no Centre Européen de Sociologie et de Science Politique (CNRS/Paris 1/EHESS) em 2016-2017. Tem experiência na área de sociologia da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: gênese social das preferências e legitimidades culturais; repertórios prescritivos e lógicas de distinção, princípios de hierarquização e manutenção das distâncias sociais; espaço residencial das elites e dimensões simbólicas da estratificação social; institucionalização das ciências sociais e história da vida intelectual.

CAROLINE SILVEIRA BAUER

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e em Mon Contemporàni pela Universitat de Barcelona. Historiadora (77/RS) e professora do Departamento de História da Ufrgs, do Programa de Pós-graduação em História da Ufrgs e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Atualmente, coordena o ProfHistória - Núcleo Ufrgs. Integra o Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (Luppa). Pesquisa as ditaduras do Cone Sul, a elaboração de políticas de memória, os usos políticos e públicos do passado e a educação em direitos humanos.

CASSIANE DEZOTI

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP-EEUSP (2004), mestrado em Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso pela EEUSP (2008), doutorado em Ciências da Saúde, área nefrologia, pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo-EEUSP (2013) e pós doutorado, área nefrologia, bolsista CAPES/PNPD pela EEUSP (2017). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP). Docente colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- PPGEN da UFS, orientadora de mestrado desde 09/2020. Coordenadora das Unidades Curriculares Enfermagem Clínica e Estágio Curricular Supervisionado da EPE/UNIFESP. Desenvolve pesquisas sobre lesão renal aguda induzida por medicamentos, nefropatia diabética e doença renal crônica. Seus estudos envolvem modelos pré-clínicos e clínicos com uma visão translacional para a prática avançada da enfermagem. Membro da American Society of Nephrology (ASN). Membro da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

CHRISTINE BARBOSA BETTY

Sou brasileira, nascida em Fortaleza no Ceará onde me formei em Pedagogia com Administração Escolar, fui professora, diretora de escola, publicitária, educadora em saúde, coordenadora e docente no ensino superior, fiz três especializações e mestrado. Estou em São Paulo desde 2006, aqui fiz doutorado em Educação, ingressei por concurso no IFSP como Técnica em Assuntos Educacionais, cursei especialização em Gestão Pública, fui redistribuída para UNIFESP em 2014, desde então trabalho na formação docente. E como gosto de ensinar e aprender decidi fazer mais uma graduação. Agora estou concluindo a graduação em enfermagem.

CHÁRISTON ANDRÉ DAL BELO

Farmacêutico, com mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado sanduíche em Neurofarmacologia - University of Strathclyde (2003). Realizou Pós-doutorado em Neurobiologia pelo Centro de Neurobiologia Molecular (ZMNH), da Universidade de Hamburgo Alemanha (2010) e pelo Instituto de Farmácia e Ciências Biomédicas-SIPBS, da Universidade de Strathclyde na Escócia (2013). Atua no estudo do mecanismo de ação de venenos e toxinas de origem animal e vegetal sobre o sistema nervoso central e periférico de mamíferos, aves e insetos. É membro da Sociedade Brasiliera de Toxinologia-SBTx e da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental-SBFTE. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação na Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA.

CLAUDIA BARCELOS DE MOURA ABREU

Professora do Departamento de Educação da Unifesp, formação em Psicologia com Mestrado e Doutorado em Educação. Orienta teses e dissertações no PPG Educação da mesma instituição. Pesquisa na área da Educação e Trabalho.

CLAUDIA BAUZER MEDEIROS

Professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, onde realiza pesquisas na área de dados científicos, centradas em aplicações do mundo real que involvem dados coletados de várias formas e dispositivos. Premios nacionais e internacionais pelas iniciativas de atração de mulheres para profissões em Computação. Membro da Coordenaçao do programa de eScience e Data Science da FAPESP. Comendadora da Ordem do Mérito Cientifico, Dr. Honoris Causa das universidades Antenor Orrego, Peru (2007), e University Paris-Dauphine, France (2015). Em 2018, eleita para o conselho da Research Data Alliance (reeleita em 2021 por mais 3 anos), e Member at Large do conselho da ACM. Em 2020, tornou-se membro do conselho da WDS (World Data System). Membro da Academia Brasileira de Ciencias e da World Academy of Sciences (TWAS).

CLAUDIA COELHO HARDAGH

Professora e pesquisadora na área de Ciências Sociais e Educação Doutora pela PUC-SP e pós doutora em ciências sociais na universidade de Coimbra. Professora visitante da UAB-Unifesp. Pesquisadora do CEIS XX- Coimbra. Coordenadora do grupo de pesquisa Convergência e Diversidade na cultura Digital.

CLAUDIA VALENTINA ASSUMPÇÃO GALIAN

Graduada em Biologia pela Universidade Mackenzie, desenvolveu o mestrado e o doutorado no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da PUC/SP, e é livre-docente em Educação pela Universidade de São Paulo. Atua na graduação da Feusp, nas disciplinas de Currículos e Programas, no curso de Pedagogia, e Didática, nas demais licenciaturas. Também atua na pós-graduação da Feusp e orienta pesquisas de mestrado e doutorado. É editora-chefe da revista Educação e Pesquisa e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola Currículo e Conhecimento (ECCo).

CLEBER SANTOS VIEIRA

Possui Graduação (1997) e Mestrado (2001) em História pela UNESP/Franca; Doutorado em Educação (2008) pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP. Membro do NEAB-Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp. Foi Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e Coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Grupos Correlatos CONNEABs (2018-2020). É presidente da ABPN. Atua nas seguintes áreas: história do livro e dos manuais didáticos; ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; educação das relações étnico-raciais.

CLODOALDO ALMEIDA DA SILVA (PIXOTE MUSHI)

Pixote Mushi nome artístico de Clodoaldo Almeida, nascido em 1984. Artista visual, com trabalhos como graffiteiro, muralista, xilógrafo, escultor e artista digital. É também arte educador e produtor cultural na cidade de Diadema, onde cresceu e vive até hoje. Seu trabalho artístico hoje tem como fundamento o movimento Armorial e a Antropofagia do movimento de 22.

CLÁUDIA MAGALHÃES

Ecóloga marinha, analista em C&T no MCTI, onde me dedico a diversos aspectos relativos ao nosso amado oceano. Tenho experiência com os processos da Década da Ciência Oceânica global e nacional, e acredito na proposta. Fui professora no IB da Unicamp por 12 anos. Ensinava Zoologia de Invertebrados e Ecologia Marinha. Tive vári@s aluno@s de IC e um de mestrado, dos quais me orgulho muito. Minha pesquisa foi feita no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo, sempre com foco na região entremarés de costões rochosos. No MMA trabalhei com a Agenda Ambiental Portuária.

CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, integrante da linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

CLÁUDIA TEREZINHA KNIESS

Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nível 1D - CNPq. Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio doutoral na Universidade de Aveiro- Portugal. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP). Professora da Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP Programa Cidades Globais. Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Gestão da Tecnologia e Inovação, Inovação Sustentável, Operações e Processos, Cidades Inteligentes e Sustentáveis e Propriedade Industrial, interagindo com grupos multidisciplinares e interdisciplinares no Brasil e no exterior.

CLÁUDIA TESSARI

Professora Associada do Departamento de Economia da Eppen-Unifesp e do Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento da Unifesp. Doutora em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e mestre em História Econômica pela mesma instituição. É autora de “Braços para colheita: sazonalidade e permanência do trabalho temporário (Alameda, 2012) e de capítulos de livros e artigos em temas relacionados à formação do mercado de trabalho e formação econômica do Brasil.

CONCEIÇÃO VIERA DA SILVA OHARA

Profa. Titular Aposentada da Disciplina de Enfermagem Pediátrica, da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) , da Unifesp. Ex- diretora Pró- Tempore do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação

CRISTIANE CAITANO MEDEIROS

Técnica em Nutrição e Dietética pela Etec. Dona Escolástica Rosa (2017) no qual o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "Desmistificando a Aquafaba, uma simples água do cozimento do Grão de Bico com poder de aeração" foi premiado na 11ª Feteps (Feira de Tecnologia do Centro Paula Souza) e no 5ª Neorama (Técnico Inovador) da Prefeitura Municipal de Santos ambos em 2017. Graduanda em Gastronomia pelo Centro Universitário São Judas Tadeu Campus Unimonte.

CRISTIANO MAZUR CHIESSI

Cristiano M. Chiessi é bacharel e mestre pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, e doutor pela Faculdade de Geociências da Universidade de Bremen, Alemanha. Atualmente, ele é professor associado da USP. Seus esforços de pesquisa são dedicados a desvendar as principais características oceanográficas e climáticas do passado, com o objetivo final de fornecer à sociedade o melhor conhecimento possível para projetar e enfrentar as mudanças climáticas. Para tal, investiga sedimentos marinhos e continentais como arquivos das condições ambientais pretéritas e utiliza resultados de modelos climáticos numéricos para compreender os mecanismos responsáveis pelas características paleoceanográficas e paleoclimáticas reconstituídas.

CRISTINA D'AVILA

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)Líder do Grupo de pesquisa em educação, didática e ludicidade -GEPEL/PPGE/UFBALattes Presidente da ANDIPE _ Associação nacional de didática e práticas de ensino. CNPq: http://lattes.cnpq.br/2584950986779890 ORCID ID 0000-0001-5946-9178  - 

CRISTINA SOREANU PECEQUILO

Professora de Relações Internacionais UNIFESP e da Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas UNESP/UNICAMP/PUC-SP e em Economia Política Internacional da UFRJ. Pesquisadora do CNPq e do NERINT/UFRGS.

CÁSSIA REGINA VANCINI CAMPANHARO

Graduada em Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2002); Especialista em Enfermagem em Emergência, UNIFESP (2003) e Doutora em Ciências, UNIFESP (2015). Tem experiência nas seguintes áreas: Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto; Primeiros Socorros; Emergências Clínicas e Cirúrgicas e Cuidados Críticos. Atualmente é Professora Adjunta, desempenha atividades de ensino na graduação, residência e pós-graduação em Enfermagem na Escola Paulista de Enfermagem, UNIFESP.

CÉLIA XAKRIABÁ

Célia Xakriabá, do povo Xakriabá, se define com uma mulher da Lutalitura e da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas. Atua em múltiplas frentes: como representante das causas dos povos e das mulheres indígenas, como professora e como assessora parlamentar. Possui mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB e atualmente é doutoranda em antropologia pela UFMG. Ela afirma que a sua primeira escola foi a luta pelo território, pela reestruturação do sistema educacional, assim como no apoio às mulheres e à juventude.

CÍCERA APARECIDA LIMA MALHEIRO

Doutora em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar). Mestra em Educação Especial ( Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - UFSCar com apoio da FAPESP). Especialista em Gestão Educacional (Unesp). Especialista em Planejamento e Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Graduada em Educação Física (Unesp). Licenciada em Pedagogia (Uninove). Membro dos grupos de pesquisa credenciados pelo CNPq: Núcleo de Educação e Colaboração (NEC/Unesp) e Comunicação, Design e Tecnologias Digitais (CODE/Unifesp). Docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Unesp). Atua no Núcleo UAB/Unifesp e como docente colaboradora no curso de graduação em Tecnologia em Design Educacional. Atuou como Designer Educacional no Núcleo de EaD/Unesp, e na Secretaria de EaD/UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, pesquisando e atuando principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente, Acessibilidade, Tecnologia Assistiva, Ergonomia Cognitiva, Educação Inclusiva, Games Digitais para Educação, Educação a Distância (EaD), Design Educacional, Design Universal para Aprendizagem (DUA), Materiais Didáticos Digitais. Certificada como Professional Junior Trainer ATLAS.ti (software para a análise de dados qualitativos - CAQDAS). Autora do Livro: Sala de Recursos Multifuncionais: Formação, Organização e Avaliação.

DAN RODRIGUES LEVY

Professor de Direito da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN), Campus Osasco. Doutor em Sociologia Urbana pela Universidade de Coimbra. Mestre em Direitos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará. Pós-graduado em Tutela dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos pela Universidade da Amazônia. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Atualmente é Chefe de Departamento do Curso de Ciências Atuariais da Unifesp/EPPEN. Coordenador do Programa de Extensão Laboratório de Inovação e Sustentabilidade - LABIS. Foi coordenador do projeto de extensão Pacto Global Experience, para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas comunidades do entorno da Unifesp/EPPEN. Coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sustentabilidade (CNPQ). Criador do canal Diálogos Ambientais (Youtube e Instagram). Tem experiência nas seguintes áreas de pesquisa: Direito Ambiental, Direito Urbanístico, Direito à Cidade, Sociologia Urbana, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

DANIEL PÉRICLES ARRUDA

Daniel Péricles Arruda. Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Baixada Santista, vinculado ao curso de graduação em Serviço Social, ao Departamento de Saúde, Educação e Sociedade e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Vivências Artísticas, Culturais e Periféricas. É graduado em Serviço Social pela PUC Minas, mestre (bolsista do Ford Foundation International Fellowships Program, turma 2010) e doutor em Serviço Social pela PUC-SP, pós-doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, em formação em psicanálise pelo Instituto Langage. É arte-educador, rapper e poeta conhecido como Vulgo Elemento.

DANIELA OLIVEIRA DE MELO

Docente do curso de Farmácia da Unifesp. Coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Unifesp Diadema (NATS UNIFESP D) e do grupo de pesquisa Chronic Disease and Informed Decisions (CHRONIDE).

DANIELA SANTORO ROSA

Doutorado em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia pela Universidade Federal de São Paulo - EPM e Doutorado sanduíche no Institut Cochin- INSERM, Paris. Realizou Pós-Dourado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é professora Associada do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de São Paulo-EPM e chefe da Disciplina de Imunologia. Tem experiência na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e avaliação de novos candidatos vacinais contra o HIV, Zika, Chikungunya e SARS-CoV2 e o Estudo da privação de sono na imunidade.

DANIELA VERZOLA VAZ

Daniela Verzola Vaz é Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Federal de São Paulo. Ela obteve o doutorado em Economia na Universidade Estadual de Campinas em 2010. Seus principais interesses de pesquisa incluem Economia do Trabalho, Economia do Gênero e Microeconometria Aplicada. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (gefam.com.br).

DANILA CRISTINA PAQUIER SALA

Enfermeira, especialista em Enfermagem em Oncologia, mestranda da Faculdade de Saúde Pública, Técnica Administrativa em Educação do Departamento de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Unifesp, e coordenadora do Projeto de Extensão Saber Cuidar.

DARIO KOPENAWA YANOMAMI

Dario Kopenawa Yanomami é uma liderança da Hutukara Associação Yanomami, que é presidida por seu pai, Davi Kopenawa Yanomami, líder conhecido em todo o mundo pela defesa dos direitos indígenas. Dario esteve à frente da campanha "#Fora Garimpo, Fora Covid!", que alcançou grande repercussão no Brasil e no mundo ao denunciar e pedir apoio no combate à invasão de milhares de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, que incluiu entre seus efeitos deletérios a disseminação da covid-19.entre essa população indígena.

DAVI CASTOR DA SILVA

Natural de Guarujá-SP, graduando o curso de Nutrição na Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Integrante do Projeto ClicPrato e colaborador do Grupo de Pesquisa Dietética do Laboratório de Dietética Experimental (LaDEx). Voluntário no projeto de extensão Panela Aberta. Membro da equipe de comunicação do Centro Acadêmico do Curso de Nutrição (CASD) da UNIFESP. Atualmente, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), orientado pela Profa. Dra. Josiane Steluti.

DAYANE TADA

Formada em Química pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em biossensores pelo CEA-França e em Nanomedicina pela Northeastern University-EUA. Professora associada do ICT UNIFESP. Atua na área de nanomateriais e nanotoxicologia.

DEBORAH SUCHECKI

Professora Livre-Docente do Departamento de Psicobiologia, coordenadora do PIBIC/PIBITI da UNIFESP e Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Minha linha de pesquisa envolve a Neurobiologia do estresse e resiliência em modelos animais de transtornos afetivos.

DEIVISON FAUSTINO

Mestre em Ciências da Saúde, Doutor em Sociologia e Professor do PPGSSPS e do DESES da UNIFESP-BS e Integrante do Instituto Amma Psique e Negritude. Tem experiência com os temas saúde da população negra, controle social e pensamento antirracista.

DILMA ANTUNES SILVA

Professora do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha desde 2016. Mestra e Doutora em Eucação pela PUCSP.

DIRCEU GRECO

• Médico infectologista UFMG, Especialização em Imunologia Clínica (Universidade Estadual de Nova York e Universidade de Londres), doutor em Medicina Tropical (UFMG), Professor Emérito da Faculdade de Medicina da UFMG (2018); • Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética 2019-2021 • Membro efetivo e Co-Coordenador, Comitê Internacional de Bioética UNESCO (Paris) - 2018-2021 • Membro Suplente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) – 2018-2021 • Membro do WHO Access to COVID-19 Tools (ACT) Accelerator Ethics Working Group (Genebra) – desde 2020 • Membro Efetivo da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) - 2007-2010 • Diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais – Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde – 2010-2013

DURVAL LUCAS JR.

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP). Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Pesquisador na área de Administração de Sistemas de Informação, com foco no uso corporativo de redes sociais, comércio eletrônico e negócios digitais, e aplicações da tecnologia no universo organizacional.

EDNA MARTINS

Psicóloga, Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Vice-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH)

EDUARDO ALEXANDRINO SERVOLO DE MEDEIROS

Professor Associado da Disciplina de Infectologia - Unifesp e Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Paulo - Unifesp. Membro do Comitê de Enfrentamento COVD-19 HSP e Unifesp. Pesquisador do CNPQ

EDUARDO REZENDE TRIBONI

Professor da Escola de Engenharia de Lorena - USP e coordenador do Lab. Nanotecnologia e Engenharia de Processos - NEP. Pesquisa direcionada para a área de química supramolecular e nanotecnologia.

EDVANE BIRELO LOPES DE DOMENICO

Professora Associada, Livre-Docente, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, EPE-UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEBE, cadastrado no CNPq. Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Acolhe-Onco. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia.

ELENA BOHOMOL

Enfermeira. Livre-Docente. Professora associada do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem - Escola Paulista de Enfermagem. Pesquisadora do programa de pós-graduação em Enfermagem - com enfoque na gestão de qualidade e segurança do paciente.

ELIANE TERESINHA PERES

Professora Titular Aposentada da UFPel. Colaboradora do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado), PPGE, da Faculdade de Educação da UFPel. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa. Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CAPES) na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA) em 2011-2012. Foi Fulbright Visiting Professor na University of Texas at San Antonio, USA, em 2018. É líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq) desde 2006. Atual coordenadora do GT 10 - Alfabetização, Leitura e Escrita, da ANPED.

ELISA THOMÉ SENA

Elisa Thomé Sena é docente / pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. Possui bacharelado, mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorados na área de física atmosférica pela Universidade de São Paulo e pela NOAA-ESRL (National Oceanic and Atmospheric Administration - Earth System Research Laboratory). Tem experiência na análise de medidas observacionais de longo prazo, obtidas por sensoriamento remoto por satélite e em solo, para investigar o impacto de partículas de aerossol, superfície e nuvens no balanço radiativo terrestre e no ciclo hidrológico. Dentre seus principais interesses científicos destaca-se o estudo das alterações antrópicas, decorrentes do desflorestamento e das queimadas na Amazônia, e suas implicações para o clima global. Atua como pesquisadora nos grupos: INCLINE (Interdisciplinary Climate Investigation Center) e LabMar.

EMERSON GOMES DOS SANTOS

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção e graduado em Estatística. Seu esforço de pesquisa concentra-se nos temas de negócios, economia e saúde, com a aplicação de estatísticas e métodos quantitativos a questões que promovem o desenvolvimento da ciência, tecnologia e saúde. Leciona e orienta na graduação na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios e na pós-graduação no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo.

EMERSON RODRIGO DA SILVA

Doutor em Física, professor adjunto do Departamento de Biofísica da UNIFESP. Pesquisa em temas ligados à biofísica estrutural, estudando principalmente auto-organização de sistemas nanoestruturados de biomoléculas. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular da UNIFESP. Pesquisador nível II do CNPq.

EMERSON RODRIGUES DE CAMARGO

Professor Associado do Departamento de Química da UFSCar/São Carlos, orientador nos programas de pós-graduação em química da UFSCar e da Universidade Federal de Jataí/GO, pesquisador 1C do CNPq, já orientou 11 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. Possui mais de 90 artigos publicados com mais de 2000 citações. Obteve seu título de doutor no Instituto de Tecnologia de Tóquio em 2001.

ERENILDO FERREIRA

Doutorando do programa de pós graduação de engenharia e ciência dos materiais.

EUNICE NAKAMURA

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado na Université Paris Descartes. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde (Diretório CNPq). Em sua trajetória acadêmica destaca-se a interface entre a Antropologia e Saúde Coletiva na abordagem dos temas: antropologia da saúde, aspectos socioculturais da saúde mental, cuidado e infância.

EVANDRO LUIZ LOPES

Livre-Docente em Marketing pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-doutor em Administração (Marketing) pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Entre 2012 e 2019 foi Editor Científico da Revista Brasileira de Marketing (ReMark) / Brazilian Journal of Marketing (BJM). Atualmente é Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo, ministrando as disciplinas de Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Marketing . Atua também como professor de Marketing e de Métodos Quantitativos aplicados à Administração do PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, pelo qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq).

EYMARD MOURÃO VASCONCELOS

Médico mineiro que foi trabalhar no interior da Paraíba, em 1978, na implantação de rede de serviços de APS (PIASS), no apoio ao estágio rural dos cursos de saúde da UFPB e no Centro de Direitos Humanos da Arquidiocese da Paraíba. Sendo ainda tempo de Ditadura Militar, foi expulso da região por sua ligação com o trabalho pastoral. Tem Residência em Medicina Interna, Mestrado em Educação, Doutorado em Medicina Tropical e Pós-doutorado em Saúde Pública. Como professor da UFPB, em João Pessoa, dedicou-se principalmente à extensão. Escreveu vários livros sobre educação popular, espiritualidade e formação universitária em saúde.

FABIANA PRADO

Fabiana Prado, Bióloga, mestre em Ciências Biológicas - Zoologia pela UNESP. Uma das fundadoras do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Iniciou profissionalmente pesquisando por 8 anos o mico-leão-da-cara-preta, espécie ameaças de extinção. Trabalhou com gestão participativa e conselhos gestores em 44 UCs nos estados do sul e MS. Sempre teve foco na gestão de áreas protegidas e redes de parcerias para conservação da natureza. Em meio a trajetória profissional trabalhou no ICMBio como Coordenadora de Educação Ambiental. Atualmente é gerente do Projeto LIRA que integra um conjunto de iniciativas no IPÊ com 116 áreas protegidas na Amazônia.

FABIO AUGUSTO FARIA

É professor adjunto no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP), tem bacharelado em Ciência da Computação pela UNESP (2007), mestrado (2010), doutorado (2014) e pós-doutorado (2015) pela Unicamp. Em 2012/2013 realizou estágio de pesquisa na University of South Florida (USF) em Tampa/Flórida e 2019/2020 foi pesquisador visitante no Australian Institute for Machine Learning (AIML) em Adelaide/Austrália.

FABÍOLA PANSANI MANIGLIA

Nutricionista. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Docente e pesquisadora na Universidade de Franca. Líder do Grupo de Estudos em Nutrição e Promoção da Saúde.

FELIPE GHIARDO

Sociólogo, Universidad de Chile. Ha investigado en temas de juventud, trabajo, educación y trayectorias sociales.

FERNANDA FLÁVIA COCKELL

Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, vinculada ao Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva. Coordenadora dos projetos de extensão "Abrace seu mundo: estreitando vínculos parentais" e " De braços dados: funcionalidade e saúde do trabalhador". Contemplada pelo Fundo Social de equidade Racial Baobá para enfrentamento da Covid 19 na primeira infância.

FERNANDA GASPAR DO AMARAL

É Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pelo Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras (2001), Doutora em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009) com pós-doutorado pelo Instituto Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2014). É professora adjunta no Departamento de Fisiologia e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Neurologia e Neurociências da UNIFESP. Tem experiência na área de Neurofisiologia, com ênfase na Glândula Pineal e Melatonina, atuando em: mecanismos de síntese e ação da melatonina, desenvolvimento e programação metabólica, organização circadiana do metabolismo energético e metabolismo do tecido adiposo marrom e termogênese.

FERNANDO RODRIGUES DE OLIVEIRA

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre e Doutor em Educação UNESP-Marília; graduado em Pedagogia pela UNESP-Marília e graduado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista. Realizou estágio de Pós-doutorado junto à UNESP-Araraquara. Líder do NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Atua, principalmente, com pesquisas de abordagem histórica sobre: Literatura infantil e juvenil; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Literatura; Alfabetização, Leitura e Escrita; Currículo e Disciplinas Escolares; Livro, Edições e Métodos e Técnicas de Ensino. É autor e organizador de livros; autor de artigos e capítulos de livros.

FLAVIA MARIA CRUVINEL

Doutora em Educação, Mestre em Música e Especialista em Música Brasileira no Século XX, desenvolve pesquisas relacionadas ao Ensino Coletivo de Instrumento Musical; a Educação Musical em Espaços Alternativos; Processos de Formação Musical e História da Educação Musical. Em 2005, publicou o livro “Educação Musical e Transformação Social”, pela editora ICBC de Goiânia-GO. Foi Membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – segmento Música, do Ministério de Cultura (biênio 2013-2014); Diretora Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical (2009-2012) e segunda Secretária Nacional da ABEM (2013-2015). Foi idealizadora do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical e coordenadora de 6 edições (2004, 2006, 2010, 2012, 2018 e 2020). Desde 2019, coordena a Rede de Cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás e é coordenadora da área temática Cultura do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (2019-2020). Desde 2020 faz parte do Comitê Coordenador da Comissão Artística e Permanente de Produção Cultural e Artística da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu; e no mesmo ano foi eleita para a diretoria da International Society for Music Education, sendo a única representante da América Latina. Atualmente, é Pro-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura/Diretora de Cultura da UFG (Gestão 2018-2021) e Professora Adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

FLÁVIO GERALDO REZENDE DE FREITAS

Professor Adjunto da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva UNIFESP

FLÁVIO TAYRA

Economista, professor adjunto do Departamento de Economia da Eppen. Mestre em Economia Política, Doutor em Ciências Sociais, Pós-doutorado em Saúde e Política ambiental.

FRANCISCA RODRIGUES DE OLIVEIRA PINI

Problematizar o serviço social na relação com a extensão universitária, sua dimensão pedagógica e cientifica e a práxis da educação popular.

FRANCISCO INÁCIO BASTOS

Médico, com residência em psiquiatria e mestrado e doutorado em saúde pública. Pesquisador titular da FIOCRUZ e pesquisador 1A do CNPq

FÁBIO FRANZINI

Doutor em História Social pela USP e Professor do Departamento de História – EFLCH-Unifesp, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Na Unifesp, também coordena, juntamente com o Prof. Dr. Luís Filipe Silvério Lima, o projeto Observatório da História. Foi Pesquisador Residente na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, sediada na USP, no período de novembro de 2019 a outubro de 2020. Pesquisa temas relacionados à teoria da História, à história da historiografia brasileira, à história intelectual e à história do livro e da edição.

GABRIELA DE BRELÀZ

Possui graduação em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP (2000), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: advocacy, democracia, participação e sociedade civil, TICs, governo aberto, mediação de conflitos politicas de educação superior e CT&I. Atuou como assessora de Relações Institucionais e Chefe de Gabinete na Gestão 2017-2021 da Unifesp. Coordenadora do Congresso Acadêmico da Unifesp em 2020 e 2021.

GABRIELLA MESAS CAMPAGNOLI

Biomédica formada em 2017 pela UNIFESP, realizou mestrado e atualmente doutorado pela mesma instituição, na Disciplina de Biologia do Desenvolvimento. Interessada em herança epigenética paterna do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

GILBERTO TEDEIA

Professor do Departamento de Filosofia da UnB, Membro da APOLa - Apertura para Otro Lacan

GLAUCIA VESPA

Glaucia Vespa PhD em Imunologia (Mestrado: UNIFESP; Doutorado: USP/FMRP e Pós-Doutorado: UCLA/EUA). Larga experiência profissional, tendo atuado na Academia (Docente e Pesquisadora de bancada); Governo (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Secretaria Municipal da Saúde de São Bernardo do Campo) e Indústria Farmacêutica (Aventis-Pasteur, GSK, Wyeth/Pfizer, Novartis e Seqirus), onde ocupou cargos de Alta Gestão em diversas Áreas Funcionais (Diretora - Médica, Marketing, Comercial e CEO). Adicionalmente, atuou também na FIOCRUZ, FURP, BUTANTAN e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente, é pesquisadora da ARO (Academic Research Organization) do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

GLAUCO KIMURA DE FREITAS

Glauco é Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo e possui mais de 20 anos de experiência em conservação da biodiversidade e gestão de recursos hídricos. Trabalhou nas ONGs ambientais The Nature Conservancy e WWF-Brasil, foi consultor para grandes projetos como o GEF Pantanal, GEF Amazônia e 8º Fórum Mundial da Água. Trabalhou na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e atualmente é Oficial de Projetos de Ciências Naturais da UNESCO Brasil.

GRAZIELA SAPIENZA

Psicóloga. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora de Psicologia (PUCPR). Coordenadora da Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde (PUCPR). Representante dos instrumentos ASEBA no Brasil. Membro do Grupo de Trabalho “Saúde Mental e Competência: Avaliação, Prevenção e Tratamento”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPPEP). Experiência em avaliação psicológica, atendimento clínico e programas preventivos nos campos de educação e saúde, atuando com os seguintes temas: competência social, habilidades sociais, problemas de comportamento, práticas educativas parentais, fatores de risco e proteção em adolescentes, obesidade e uso de tabaco.

GUILHERME HENRIQUE GUILHERME

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, EFLCH-UNIFESP.

GUSTAVO PRIETO

Professor da área de Economia Política da Urbanização no Instituto das Cidades - Unifesp, Campus Zona Leste. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França). Pesquisador do Transborda - Estudos da Urbanização Crítica (CNPq/Unifesp) e do GT de Teoria Urbana Crítica do Instituto de Estudos Avançados da USP.

GUSTAVO ROSA GENTIL ANDRADE

Nutricionista, graduado pela Universidade Nove de Julho e Mestre em Nutrição em Saúde Pública pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua nos seguintes temas: nutrição, epidemiologia nutricional e métodos e instrumentos para avaliação do consumo alimentar.

HELENICE DE OLIVEIRA FLORENTINO SILVA

Helenice Florentino possui graduação em Matemática pela UFU-Uberlândia, mestrado em Matemática Computacional pela USP-São Carlos, doutorado em Engenharia Elétrica pela USP-São Paulo e Pós Doutorado pela Universidade de Portsmouth-UK. Ingressou como docente na UNESP em 1990 e atualmente é professora associada. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Modelagem Matemática e Otimização, atuando principalmente em otimização aplicada a Biossistemas. Tem desenvolvido projetos de pesquisa envolvendo modelagem matemática para auxílio na resolução de problemas nas áreas agrária, biológica e médica. Desenvolve projetos conjuntos com grupos de pesquisa de outras universidades nacionais e internacionais.

HENRIQUE CARRETE JR.

Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

HENRIQUE ZOQUI MARTINS PARRA

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp; coordenador do Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento) e pesquisador da LAVITS (Rede Latino-americana de Estudos em Tecnologia, Vigilância e Sociedade); membro do coletivo Tramadora.

HILDETE PEREIRA DE MELO HERMES DE ARAUJO

Professora da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Federal Fluminense, Núcleo de Pesquisas em Gênero e Economia. Veterana dos movimentos feministas e pesquisadora da questão de gênero no mercado de trabalho desde a década de 1970, possui mais de 70 artigos e/ou livros publicados.

HOSANA DOS SANTOS SILVA

Doutora em Letras pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa (2012), do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP); mestre, licenciada e graduada em Letras, com habilitação em Linguística e Língua Portuguesa, pela mesma Universidade. Atua principalmente nas áreas de Teoria Linguística, Sociolinguística, História Social da Linguagem e Educação das relações étnico-raciais. É professora adjunta no curso de Letras (área de Linguística) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, integra a coordenação do "Comitê para a promoção da igualdade Racial e combate ao racismo da UNIFESP".

IBERÊ LUIZ CALDAS

Bacharel, mestre e doutor em física, pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Pesquisas em física de plasmas e sistemas dinâmicos. Leciona física para ciências biológicas, física de fluidos, física de plasmas, teoria do caos, mecânica Clássica.

ISABEL CRISTINA KOWAL OLM CUNHA

Professora Associada Livre Docente Aposentada do Depto de Administração e Serviços de Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem

ISABELA FERNANDES MATOS LIMA

Isabela Fernandes Matos Lima é aluna do Mestrado em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de São Paulo. É graduada em Ciências Econômicas na mesma universidade. Seus principais interesses de pesquisa incluem: Economia do Trabalho, Economia do Gênero, Avaliação de Políticas Públicas e Microeconometria Aplicada.

ISABELLA CRISTINA DA COSTA LEAL BORDON

Isabella C. Bordon, PhD, é Bióloga (UNESP, 2007) e estudante de Engenharia de Produção (UNIVESP, 2023). Atualmente é Pós-doutoranda no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, especificamente no Instituto de Ciências Biomédicas. Atua nas áreas de Biomonitoramento e Química ambiental, com ênfase em metais. Na área de Engenharia, atua na identificação de biossorventes com foco em remoção de contaminantes. É editora associada de periódicos Springer (Bect, Aect) e do periódico PeerJ. Mãe do Joaquim, 5 anos, também atua da Comissão de Direitos Humanos do ICBUSP e é Embaixadora do Movimento Parent in Science, núcleo Sudeste.

ISABELLE SOARES DE OLIVEIRA

Atualmente é aluna de graduação do curso de bacharelado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde em 2019 atuou como Coordenadora de Extensão Acadêmica no Centro Acadêmico de Nutrição Semíramis Domene. Desde 2020 realiza atividades no Laboratório de Dietética Experimental (LaDEx) desenvolvendo análises no inquérito domiciliar de saúde ISACamp-Nutri 2014/15 sob tema "Razão ácidos graxos omega-6 e omega-3 da dieta e o consumo de alimentos in natura".

IVO DA SILVA JUNIOR

É professor adjunto de História da Filosofia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Graduou-se em filosofia, defendeu o mestrado (2000) e o doutorado (2005) pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estudos entre 2003-2004 e estágio pós-doutoral entre 2010-2011 na Universidade de Reims, França. É editor-responsável dos Cadernos Nietzsche. É igualmente membro do Grupo internacional de pesquisa HyperNietzsche, do GT - Nietzsche da ANPOF e do GEN - Grupo de Estudos Nietzsche. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no pensamento de Nietzsche e na filosofia francesa contemporânea.

JAIR DE JESUS MARI

Professor Titular e Chefe do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo

JAQUELINA MARIA IMBRIZI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984 -1988), mestrado e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e (2001) e pós-doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Política (2013 - 2015). Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista onde desenvolve atividades na graduação e nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Ciências da Saúde (Modalidade Profissional) e Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Mestrado e doutorado acadêmicos). Membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (USP) e do Laboratório de Psicanálise da Unifesp - Campus Baixada Santista. Membra do Coletivo Internacional Amarrações - Politicas com Juventudes. Atualmente coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Sonhos, Juventudes e Psicanálise e o Projeto de Extensão: Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das Juventudes. É líder do diretório de Pesquisa do CNPq Psicanálise, Política, Arte e Sociedade (PPAS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, sonhos, juventudes, cultura e sociedade; mal-estar e violência; narrativa de história de vida e grupo como dispositivo.

JOANA DE FÁTIMA RODRIGUES

Professora Adjunta do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Membro do grupo de pesquisa Observatório de Educação Superior da EFCLH. Pós doutoranda do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), USP. Doutora em Literatura Brasileira e mestre em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP. É autora do livro Antonio Candido e Ángel Rama Críticos literários na imprensa (Editora Unifesp, 2018). Áreas de interesse: diálogos entre literatura e jornalismo, narrativas contemporâneas latino-americanas (crônica) e escritas de si (correspondência).

JORGE ALMEIDA GUIMARÃES

É Diretor-Presidente da EMBRAPII. Possui Doutorado em Bioquímica pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP e Pós-Doutorado no National Institutes of Health, EUA. Atuou como professor na UFRRJ, UNIFESP, Fac. de Medicina de São José do Rio Preto-SP, na UNICAMP, UFF e UFRJ. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisador Sênior do CNPq. Foi Diretor do CNPq, Secretário de Tecnologia do MCTI, Presidente da CTNBio e Presidente da CAPES de 2004 a 2015. Recebeu títulos de Professor Emérito da UFRJ, da UFRRJ, da UFF, da UFRGS e de Doutor Honoris Causa da University of Nottingham, da Universidade Nacional de Engenharia do Peru, e das seguintes Universidades brasileiras: Universidade Mackenzie; UFMS, UFOPA, UFPI, UNIMONTES, UNIT, EPM/UNIFESP, PUC/RS, SENAI CIMATEC, UFLA e USP, além de medalhas do Mérito Científico dos Governos da França e da Argentina.

JOSIANE STELUTI

Nutricionista, egressa do curso de graduação em Nutrição da FSP/USP. Mestre e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação, Nutrição em Saúde Pública da mesma instituição. Doutorado sanduíche Jean Mayer USDA Human Nutrition Research Cancer on Aging/EUA. Pós-doutorado pelo Departamento de Nutrição da FSP/USP e pela UNIFESP. Atualmente, Professora Adjunta no Instituto Saúde e Sociedade da UNIFESP. Ministra aulas no curso de graduação nos módulos "Nutrição e Preparo de Alimentos" e "Clínica integrada: Produção do Cuidado", e no curso de pós-graduação na disciplina "Avaliação do Consumo Alimentar em Estudos Epidemiológicos". Organizadora e autora do livro "Avaliação do Consumo Alimentar: Guia para Avaliação".

JOSÉ ALEXANDRE ALTAHYDE HAGE

Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo

JOSÉ ANAEL NEVES

Nutricionista (CRN-3 51526) e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista. Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas. Docente da Universidade Metropolitana de Santos.

JOSÉ GUILHERME DA SILVA LOPES

Sou bacharel em química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e licenciado, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo. Sou professor associado III da UFJF desde 2009 onde desenvolvo atividades de ensino nos cursos de licenciatura e no programa de pós-graduação em química. Venho desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão sobre divulgação científica em espaços escolares com foco no projeto institucional A Ciência que Fazemos e sobre formação de professores e professoras de ciências e de química na educação básica e no ensino superior, com interesse especial no Desenvolvimento Profissional Docente em espaços colaborativos de formação.

JOSÉ OSVALDO DE SORDI

Docente-pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP) e professor do curso de Administração da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dedica-se há 30 anos às pesquisas em Gestão da Informação no Contexto das Organizações. Autor de mais de 60 artigos científicos, sendo responsável e idealizador (1o autor) por mais de 85% deles. Publicou 10 livros, 6 deles pela Editora Saraiva. Gerenciou projetos para empresas de consultoria internacionais, como Ernst & Young, Plaut e Hewlett-Packard. Durante 2013-2016 coordenou três projetos de consultoria financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Responsável por quatro projetos de pesquisa científica financiados por FAPESP e CNPq. Pós-doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (2006), Doutor em Administração de Empresas na área de Sistemas de Informação pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2001), mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação (1995) e bacharel em Análise de Sistemas (1990) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Áreas de interesse: gestão da informação organizacional; qualidade da informação organizacional; serviços digitais; e gestão por processos.

JOSÉ RAMÓN MARTÍNEZ RIERA

Doctor en Enfermería. Profesor Titular Universidad de Alicante. Presidente Asociación Enfermería Comunitaria (AEC). Director de Secretariadoi de Universidad Saludable - Universidad de Alicante. Presidente Comité de Seguridad y Salud - Universidad de Alicante. Director Cátedra de Enfermería Familiar y Comunitaria.

JOSÉ RENATO ROSA CUSSIOL

É bacharel e doutor em ciências pelo Instituto de Biociências da USP (2010). Fez pós-doutorado no Weill Institute for Cell & Molecular Biology - Cornell University (2012-2016) e no Instituto de Química - USP (2016-2017). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) junto ao Departamento de Bioquímica. Desenvolve pesquisa na área de reparo e sinalização de dano ao DNA em eucariotos investigando os mecanismos moleculares responsáveis pela viabilidade celular frente a danos na molécula de DNA.

JUAREZ L. F. DA SILVA

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil (1991-1994). Mestrado em Ciências na área de Física do Estado Sólido, pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil (1995-1997), e Doutorado em Ciências Naturais (Dr. rer. nat.) pela Universidade Técnica de Berlim e Instituto Fritz-Haber da Sociedade Max-Planck, Berlim, Alemanha (1998-2002). Pós-doutorado I no Instituto de Física do Estado Sólido do Centro de Pesquisa de Juelich, Juelich, Alemanha (2002-2004). Pós-doutorado II no Instituto de Química da Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha (2004-2006). Pesquisador Associado no Centro de Ciência Básica do Laboratório Nacional de Energia Renovável, Golden, Colorado, Estados Unidos (2006-2009). Após 11 anos trabalhando no exterior (8 anos na Alemanha e 3 anos nos Estados Unidos), retornou para o Brasil em Agosto de 2009, onde foi Jovem Pesquisador - FAPESP no Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo de 08/2009 - 04/2012, São Carlos, Brasil. Desde 18 de Maio de 2012, é Professor doutor na Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos, São Carlos, Brasil. Em 2013 obteve bolsa de produtividade do CNPq nível 2 (Química), promovido para o Nível 1C (Química) em 2016 e para o Nível 1B (Química em 2020. Desde 2018 é membro do Comitê Executivo do Centro de Inovação em Novas Energias, o qual é financiado pela FAPESP e Shell Petróleo Brasil Ltda. Trabalha na area de Ciência Computacional de Materiais e Química utilizando métodos de primeiros princípios (ab initio) com base na Teoria do Funcional da Densidade para o estudo de superfícies metálicas, adsorção molecular, óxidos, semicondutores, clusters, nanopartículas, etc, e no desenvolvimento de algoritmos para a optimização global da estrutura de nanopartículas. Em 2014 fundou o grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais no Instituto de Química de São Carlos.

JULIANA DE PAULA BIGATÃO PUIG

Professora do Departamento de Relações Internacionais da EPPEN, campus Osasco.

JULIANA DREYFUSS REGATIERI

Professora Adjunta IV da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, Departamento de Bioquímica, Disciplina de Biologia de Biologia Molecular. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Biologia Molecular na Universidade Federal de São Paulo, pós-doutorado pela UNIFESP e por Harvard-MIT. É professora orientadora do programa de Pós Graduação em Biologia Molecular UNIFESP e membro do Laboratório de Glicobiologia Carl Peter von Dietrich. Atualmente é chefe da Disciplina de Biologia Molecular da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Foi Coordenadora de Pesquisa da Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da UNIFESP. É pesquisadora afiliada do HST-Health Sciences and Technology Department, Harvard-MIT , Biomedical Engineering Center. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Celular e Molecular e Medicina Translacional. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: papel de componentes da matriz extracelular na biologia vascular, bioengenharia de tecidos e biomateriais aplicados ao tratamento do câncer e na oftalmologia, e também a bioprospecção de drogas anti-angiogências e anti-trombóticas.

JULIANE FONSECA DE OLIVEIRA

Bacharel em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e PhD do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Matemática pela Universidade de Coimbra (UC) e Universidade do Porto (UP). Atualmente pesquisadora da FIOCRUZ Rondônia e CIDACS.

JUVENAL SAVIAN FILHO

Professor do Departamento de Filosofia da EFLCH-Unifesp; doutor em Filosofia pela USP; pós-doutor em Filosofia pela Université de Paris - Sorbonne; bacharel em Teologia pela Pontificia Università Salesiana di Roma; pesquisador do Centre de Recherches Interdisciplinaires en Sciences Humaines et Sociales (Université de Montpellier).

JÚLIA CARPENTER DE MEDEIROS MATHÍDIOS DOS SANTOS

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. Integrante do Laboratório de Dietética Experimental da UNIFESP e atualmente bolsista de iniciação científica pelo projeto "Estudo de fatores associados à qualidade da alimentação escolar da região sudeste do Brasil".

KARINA SANTOS ROCHA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (1999). Especialização em Farmacologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares – IPH (2001), em Economia da Saúde pela Universidade de São Paulo – USP (2005) e em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2008). Atualmente é Gerente Departamento Técnico em Saúde do Consórcio Conectar. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Assistência Farmacêutica e Atenção Básica.

KELLY PEREIRA COCA

Enfermeira obstetra. Docente do Depto de Enfermagem na Saúde da Mulher, Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp.

KUMIKO OSHIO KISSIMOTO

Docente da Unifesp/EPPEN no curso de Administração, ministrando as disciplinas de PCP e Logística. É formada em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie, mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Professora convidada na Fundação Carlos Alberto Vanzolini para o curso de "Gestão por Processos, Melhoria de Processos". Atuou por mais de 17 anos em empresas como IBM e Seal Eletrônica e como consultora pela FCAV em projetos de melhoria de processos. Desenvolve pesquisas na área de Gestão de TI, com foco em transformação digital nas organizações, sustentabilidade e economia circular na cadeia logística, indústria 4.0 e o uso da TI como ferramenta colaborativa e melhoria na operação das organizações.

LAURA DEGASPARE MONTE MASCARO

Graduada em Direito, Mestre pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Doutora em Literatura Francesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com período sanduíche na Université Paris III - Sorbonne Nouvelle. Sua tese de doutorado "Memória e Verdade em La Douleur de Marguerite Duras" foi indicada para os prêmios Tese Destaque USP - 2018 e CAPES Tese - 2018. Atualmente é Professora do curso de direito da Universidade São Judas Tadeu, membro do grupo de estudos "Violência em Tempos Sombrios" (NEV/USP) e atua como advogada em mediação e arbitragem.

LEONARDO ANDRÉ TESTONI

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo. Graduado em Química pela Universidade Municipal de Taubaté. Mestre e Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. É Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA - UNIFESP). Orientador e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Ciências da Natureza e Educação, com ênfase em Processos de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores e História e Filosofia das Ciências.

LEONARDO J. A. SIQUEIRA

Possui graduação em Química (bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em simulação de dinâmica molecular e espectroscopia vibracional, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica molecular, modelos polarizáveis, obtenção de potenciais de interação, simulação de eletrólitos para sistemas de armazenamento de energia e simulação de gases em líquidos iônicos. Realizou estágio de pós-doutoramento na School of Chemistry - University of Edinburgh, trabalhando com modelos polarizáveis de sistemas iônicos. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de São Paulo.

LIAO YU CHIEH

Engenheiro formado pela Poli-USP, MBA e mestre pelo Insper e planejador financeiro pessoal com certificação CFP. Sócio do C6 Bank, docente do Insper desde 2006 e da Fundação Vanzolini. Atua há 20 anos como executivo do mercado financeiro em Tesouraria, Private Bank, Corporate Banking e Educação. Ganhou 6 edições anuais do Prêmio de Excelência em Ensino como melhor professor da pós-graduação do Insper.

LIDIANE CRISTINA DA SILVA

Engenheira da Computação com ênfase em Engenharia de Software pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Engenharia de Sistemas pela ESAB. Mestrado em Informática e Gestão do Conhecimento - PPGI/UNINOVE. Atua com pesquisas em Gestão do Conhecimento, Educação em TI e Governança de TI. Com quinze anos de experiência profissional em gestão, TI e educação, tem grande experiência em sistema de avaliação e indicadores de ensino superior; tutoria em cursos de extensão e Ensino à Distância (EaD); modelagem de processos; análise e desenvolvimento de sistemas de apoio a decisão e sistemas web. Atualmente é Superintendente da Tecnologia da Informação da Universidade Federal de São Paulo e Professora das disciplinas de banco de dados e desenvolvimento web do Instituto Federal de São Paulo.

LIGIA AJAIME AZZALIS

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado (1989) e Licenciatura (1991) pelo Instituto de Biociências - USP, Mestrado (1995) e Doutorado (2001) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pelo Instituto de Química - USP. É professora associada II e orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) da Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema

LILIAM FERNANDES

Professor Associado III no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema. Estágios como Professor Visitante no Max-Delbruck Center for Molecular Medicine (Berlim, Alemanha) e na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (Porto, Portugal). Coordenadora da Unidade Curricular Farmacologia I ministrada no curso de graduação em Farmácia e Bioquímica. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFESP- Campus Diadema. Chefe do Laboratório de Farmacologia Vascular. Principal linha de pesquisa: Farmacologia Vascular, com ênfase na sinalização endotelial de angiotensina II e interações com substâncias antioxidantes.

LILY YIN WECKX

Professor Associado Livre Docente da Disciplina de Infectologia Pediátrica; Coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE-Unifesp/EPM; Membro da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunização – CPAI, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

LIÉGE MARIEL PETRONI

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, pós doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, mestre em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialista em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Departamento Multidisciplinar da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É vice chefe do Departamento Multidisciplinar da EPPEN. Coordenadora do Programa de Extensão Laboratório de Inovação e Sustentabilidade (LABIS). Coordenadora e Líder do Programa Multidisciplinar de Gestão e Educação para a Sustentabilidade (GES), registrado no Diretório do CNPq e certificado pela UNIFESP. Membro da Cátedra de Sustentabilidade da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Conselho de Administração da Agência de Inovação Tecnológica e Social da Universidade Federal de São Paulo. Exerceu o cargo chefe de Divisão de Gestão Ambiental da EPPEN. Ministrou aulas em vários cursos de pós graduação. Experiência profissional em organizações públicas e privadas. Áreas de interesse em Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Consumo Sustentável, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis, Novas Economias e Sustentabilidade, Educação para a Sustentabilidade, Biomimética e Biologia da Conservação.

LUCAS BURUAEM MOREIRA

Licenciado em Ciências Biológicas (2005) e bacharel em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecilia (2006). Mestre e Doutor em Ciências Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é Professor visitante da Universidade Federal de São Paulo no Campus Baixada Santista e colaborador do Núcleo de Estudos em Poluição e Ecotoxicologia Aquática (NEPEA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP São Vicente). Possui experiência nas áreas Ciências do Mar, Biologia Marinha, Conservação e Gestão Ambiental, com ênfase em Ecotoxicologia Marinha.

LUCIANA APARECIDA FARIAS

Graduação em Química pela Estadual de Ponta Grossa, mestrado e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo – Tecnologia Nuclear. Pós-doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Interunidades da USP e especialização em Psicologia Transpessoal; Pintura Espontânea e Sociodrama. Área de atuação: Psicologia Ambiental, Educação Ambiental, Intervenções com a temática socioambiental e Questões Étnico-raciais. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, do Departamento de Ciências Ambientais.

LUCIANA RIZZO

Bacharel em Física pela USP em 2000, Luciana realizou mestrado e doutorado na área de Física da Atmosfera, na mesma instituição. Em 2007, realizou pós-doutorado no Centro Nacional para Pesquisas Atmosféricas dos EUA (NCAR). É professora do Departamento de Ciências Ambientais da UNIFESP-Diadema desde 2010, onde integra o Laboratório de Clima e Poluição do Ar (LabClip). Realiza pesquisas na área de física da atmosfera, investigando a poluição do ar tanto em áreas urbanas quanto em paisagens naturais, como a Amazônia. Ao longo de sua carreira, tem participado de diversos experimentos internacionais na Amazônia, investigando as interações entre a biosfera e a atmosfera, e o impacto de queimadas e emissões urbanas sobre a floresta e o clima.

LUCIANE PORTAS CAPELO

Formada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Biologia Celular e Tecidual pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP. Realizou estágio de pós-doutorado na Harvard School of Dental Medicine e no Departamento de Genética do Instituto de Biociências da USP. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente coordena da Câmara de Extensão e Cultura do ICT (2020-21).

LUCIANO DE FIGUEIREDO BORGES

Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e doutor em Ciências na área de Morfisiologia, Professor Associado do Departamento de Ciências Biológicas da UNIFESP, Campus Diadema. Atua na área de pesquisa em doenças vasculares e novas metodologias de ensino e aprendizagem.

LUCIANO GAMEZ

Luciano Gamez é professor no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional, responsável pelas disciplinas de Ensino e Aprendizagem. É Psicólogo de formação, pela Universidade de Lisboa, Mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho, Doutor em Ergonomia Cognitiva pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, e Pós-Doutor em Educação a Distância e E-Learning pela Universidade Aberta de Portugal. Como pesquisador está interessado nos fenômenos da aprendizagem em diversos contextos, incluindo o contexto da aprendizagem aberta e em rede.

LUIZ AUGUSTO FINGER FRANÇA MALUF

Possui graduação (1999) e mestrado (2003) em Economia pela UFSC e doutorando em Pesquisa Operacional pelo PPG-PO Unifesp/ITA. Professor do Departamento de Ciências Atuariais da EPPEN-UNIFESP e pesquisador na área de modelagem de riscos financeiros e securitários.

LUIZ CARLOS DIAS

Professor Titular da Unicamp, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19.

LUIZ EDUARDO GALVÃO MARTINS

Professor Associado do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP), lotado no campus de São José dos Campos. Bolsista produtividade CNPq (nível 2). Pós-doutorado em Engenharia de Software para Safety-Critical Systems pelo Bleking Institute of Technology (BTH), Suécia. Pós-doutorado em Robótica Móvel na modalidade empresarial, desenvolvido junto à empresa XBot, São Carlos - SP. Tem experiência na área de Engenharia de Software, com ênfase em Engenharia de Requisitos, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa e desenvolvimento: Engenharia de Requisitos, Engenharia de Software para Sistemas Embarcados, Safety-Critical Systems, Sistemas Ciberfísicos, Sistemas Robóticos, e Inovação Tecnológica em Sistemas Médicos.

LUIZ EUGÊNIO A. M. MELLO

Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello é graduado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1982), com mestrado (1985) e doutorado em biologia molecular (1988) pela mesma universidade e pós-doutorado em neurofisiologia na Universidade da Califórnia (UCLA) (1988-1991), nos Estados Unidos. Livre-docente (1994) e professor titular de Fisiologia (1998), foi membro do Comitê de Assessoramento de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências (CA-BF) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2000-2003) e coordenador adjunto da Diretoria Científica da FAPESP (2003-2006). É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) desde 2007 e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde de 2010, no mesmo ano em que foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Foi pró-reitor de Graduação da Unifesp (2005-2008), presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) (2007-2011), conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (2014-2017) e vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) (2016-2018). Luiz Eugênio Mello foi também diretor de Tecnologia e Inovação da Vale (Vale S.A.) e responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale (2009-2018), diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IDOR (2018-2020) e diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social (AGITS) da Unifesp (2019-2020). Atua nas áreas de plasticidade neuronal, epilepsia, degeneração neuronal e gestão de C&T.

LUIZ JURANDIR SIMÕES DE ARAÚJO

Especialista em: Modelagem Atuarial, Estatística e Computacional para precificar ativos, passivos e carteiras; elaborar estratégias integradas ótimas (entre ativos e passivos) para maximizar os objetivos dos investimento. MBA em Gestão Empresarial pela FGV Management (2009). Mestre em Engenharia Elétrica (modalidade Engenharia Biomédica) e Doutor em Engenharia Elétrica: Poli/USP(1997 e 2002). Bacharel em Ciência da Computação: IME/USP (1990). Bacharel em Atuária: FEA/USP (2018). De 1981 a 1992: programador, analista de sistemas. De 1992 a 1994 Engenheiro de software e programador de software biomédico (processamento de sinais cardíacos e processamento de sinais). A partir de 1995 atua em gestão de investimentos, modelagem e precificação de ativos, passivos e carteiras e consultoria em estratégias empresariais e perito em atuária e finanças. Leciona no curso de Atuária da FEA/USP e da UNIFESP/Osasco. Diretor administrativo da FapUnifesp (Fundação de apoio da Universidade Federal de SP) de janeiro/2019 a março/2021.

LUIZA HELENA TRAJANO INÁCIO RODRIGUES

Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Foi responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza, nas décadas seguintes, entre as maiores varejistas do Brasil. Também atua como Conselheira em 12 diferentes entidades como IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, UNICEF e Grupo Consultivo do Fundo de População da ONU no Brasi. É Presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

LÚCIA MARTA GIUNTA DA SILVA

Profa. Adjunta da EPE-Unifesp. Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem.

MAGALI APARECIDA SILVESTRE

Pedagoga, Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora Associada I da Universidade Federal de São Paulo. Responsável pela disciplina Planejamento e Avaliação Educacional e Preceptora do Programa de Residência Pedagógica no curso de Pedagogia. Pesquisadora do campo de Formação de Professores - educação básica e ensino superior. Coordenou o GT8 Formação de Professores da Anped - gestão 2016-2017. Foi Diretora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Unifesp, Campus Guarulhos - gestão 2017-2021. Atualmente é Secretária Regional Sudeste da Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação - Anfope - gestão 2021-2023. Realiza Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado Latino Americano, da UFMG e ´coordena o Observatório de Educação Superior da EFLCH/Unifesp.

MARCELLA CABRAL KAZZE

Atualmente é graduanda em Nutrição no Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. É co-criadora e extensionista do projeto Panela Aberta, que visa abordar o Guia Alimentar para a População Brasileira para diferentes públicos. Dentre outras atividades acadêmicas, participou como extensionista dos projetos: Counut - Comer, Unir e Nutrir e PREAMAR - Programa para Remar na Recuperação da Mulher após o Câncer de Mama.

MARCELO DOMINGUES ROMAN

Docente da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. É doutor (2007) e mestre (2001) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado estágio de doutoramento na Faculty of Education da York University, Toronto, Canadá e pós doutorado na Danish School of Education da Aarhus University, Copenhagen, Dinamarca. É graduado pelo Instituto de Psicologia da USP, com licenciatura pela Faculdade de Educação da USP e aprimoramento pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência em conflito com a lei, cotidiano escolar, análise institucional, etnografia das práticas educacionais, educação inclusiva e coordenação pedagógica.

MARCIA REGINA FUMAGALLI MARTELETO

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo Rib Preto (1985); Neuropsicóloga pelo Instituto Neurológico de São Paulo (2018); Mestrado em Psicologia Aplicada em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2003) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2009). Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicopatologias do Desenvolvimento, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. Integrante e pesquisadora do Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/UNIFESP); membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEPP) e Facilitador ACT da American Psychological Association (APA). Atualmente é Professora da Universidade Ibirapuera, atuando no Programa de Mestrado em Psicologia -Psicossomática

MARCIO WEICHERT

Marcio Weichert estudou Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense em Niterói. Atuou como jornalista em jornais diários e uma editora de revistas. Durante sete anos trabalhou na Alemanha como redator na emissora international Deutsche Welle. Após voltar ao Brasil, fez uma especialização em Gestão Estratégica na Universidade Cândido Mendes e entrou para o DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico como assessor de marketing, em São Paulo, em 2006. Em 2011, Marcio Weichert participou do programa “Transfer Leadership Training” na Universidade de Münster. Desde maio de 2012, é o coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo).

MARCOS CEZAR DE FREITAS

Professor Livre-Docente do Departamento de Educação da EFLCH e de seu PPG Educação. Coordenador do Projeto EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública.

MARCOS G. QUILES

Marcos G. Quiles é Professor Associado no Departamento de Ciências e Tecnologia, UNIFESP. Recebeu seu título de Bacharel em Ciência da Computação, com honras, pela UEL em 2003. Titulou-se mestre e doutor em Ciência da Computação pela USP, em 2004 e 2009 respectivamente. Realizou estágio de doutoramento em 2008 no Perception and Neurodynamics Lab na The Ohio State University (OSU), em Columbus, Ohio, EUA. Realizou estágio de pós-doutoramento em 2009 na USP e em 2017 na University of York, York, UK. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. Seus interesses de pesquisa incluem computação bioinspirada, aprendizado de máquina, redes complexas e suas aplicações em problemas interdisciplinares.

MARCUS MAZZARI

Marcus V. Mazzari é professor de Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Traduziu para o português textos de Gottfried Keller, Heinrich Heine, Karl Marx, Walter Benjamin, Jeremias Gotthelf e outros. Publicou, entre outros, “Labirintos da aprendizagem” (Ed. 34, 2010); A dupla noite das tílias. História e natureza no Fausto de Goethe (Ed. 34, 2019); “Machado de Assis em perspectiva comparada”, in Reflexão como Resistência: Homenagem a Alfredo Bosi. Edições SESC / Companhia das Letras, 2018. Coordena a coleção Thomas Mann editada pela Companhia das Letras.

MARGARETH DALCOLMO

Margareth Dalcolmo , MD , PhD é pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Membro de Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da REDE TB de Pesquisa em Tuberculose e membro do Steering Committee do Grupo denominado RESIST TB, da Boston Medical School. Integra também o Expert Group for Essential Medicines List da WHO e o Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na Africa Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. Tem mais de 100 artigos científicos publicados nacional e internacionalmente. Docente da Pós graduação da PUC-RJ, é membro e ex-coordenadora da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Cremerj. Investigadora principal dos ensaios clínicos SimplicTB da Global Alliance for Tb Research e BRACE Trail para vacina BCG para prevenção da COVID19. Colunista semanal do jornal O Globo em Hora da Ciência. Presidente Elect da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia para o biênio 2022-2024

MARIA ANGELICA PEDRA MINHOTO

Graduada em Pedagogia e Economia, mestre e doutora em Educação na PUC-SP. Desde 2009, é professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), no curso de Pedagogia e demais licenciaturas do campus. Também exerceu diferentes cargos de gestão na UNIFESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e Instituições Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, sistema nacional de avaliação e educação superior.

MARIA ANTONIA RAMOS DE AZEVEDO

Profa Vinculada ao Departamento de Educação área de Didática do Instituto de Biociencias - IB Unesp /Rio Claro Coordenador do Grupo de Estudos e pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU) CNPq.

MARIA DA GLÓRIA DE OLIVEIRA

Professora de Teoria da História, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPHR/UFRRJ) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFRRJ). É pesquisadora do HISTOR (Núcleo de Pesquisas de Teoria da História e História da Historiografia), cadastrado no Diretório dos grupos de pesquisa do CNPq. É coordenadora do Humanas pesquisadoras em rede. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA QUEIRÓZ

Doutora em Saúde Pública-Saúde do Trabalhador pela Faculdade de Saúde Pública-USP, Pós Doutora em "História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais" do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Professora Associada do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva e Docente do Eixo Trabalho e Saúde da UNIFESP-Campus Baixada Santista. Membro Associado do Grupo de Estudo História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais da UNL/Portugal. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas: Trabalho, "Questão Social" e América Latina (NEPTQSAL/UFSC). Membro do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho - Lisboa/Portugal.

MARIA DE LARA PALMEIRA DE MACEDO ARGUELHO

Professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe, é bacharel em Química e História e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atuando cientificamente em temas ambientais, tais como: a geoquímica das águas e sedimentos em ambiente marinho e o desenvolvimento de embalagens ecológicas a partir de resíduos industriais. No âmbito das atividades de extensão, tem realizado ações de fomento à educação empreendedora e aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda Global para 2030, colaborando com o projeto do selo social liderado pela UnB e com o Movimento Nacional dos ODS no estado Sergipe.

MARIA ELIZETE KUNKEL

Graduada em física, mestre em bioengenharia e PhD em Biomecânica pela Ulm University na Alemanha. Coordena o grupo de pesquisa Biomecanica e Tecnologia Assistiva da Universidade Federal de São Paulo. Fundadora do programa social Mao3D que fornece próteses e serviço de reabilitação para crianças e adultos.

MARIA INÊS BADARÓ MOREIRA

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia. Pós-doutorado em Saúde Coletiva. Professora Associada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista. Credenciada no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (M/D). Na Graduação, responde pelo campo de Saúde Mental com atividades teóricas e práticas. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental na Atenção Básica. Coordena o Observatório de Saúde Mental de crianças, jovens e adultos nas sociedades contemporâneas. Participa do Laboratório de produção do conhecimento compartilhado em Saúde Mental/Baixada Santista. Atuou como Psicóloga em Serviços Municipais de Saúde Mental. Pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde. Seus estudos e trabalhos se concentram nos seguintes temas: saúde mental, desinstitucionalização, reforma psiquiátrica, produção de cuidado em saúde, ensino e formação do Psicólogo.

MARIA ISABEL C ALONSO VALE

Dra. Maria Isabel Cardoso Alonso Vale; Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado e doutorado em Ciências (Fisiologia) pela Universidade de São Paulo (2005), pós doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo e Universidade de Boston (EUA). É Professora Associadada do Departamento de Ciências Biológicas, UNIFESP - Campus Diadema e Chefe do Laboratório de Fisiologia do Tecido Adiposo e Epigenética. Tem experiência na área de Bioquímica e Fisiologia, com ênfase em Metabolismo, Biologia Celular e Molecular, atuando nos seguintes temas: obesidade e diabetes. É orientadora no Programa de Pós em Biologia Química da Unifesp.

MARIA LUCIA OLIVEIRA DE SOUZA FORMIGONI

Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Escola Paulista de Medicina, onde concluiu o Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicobiologia (2001). Professora titular do Departamento de Psicobiologia da EPM-UNIFESP, vice-presidente do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP. Foi Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo e atualmente é co-presidente da International Network on Brief Interventions for Alcohol & other drugs (INEBRIA). Autora de 137 artigos científicos em periódicos indexados, orientou 26 Mestrados e 21 doutorados. Desenvolveu e coordenou o curso SUPERA, capacitando mais de 85.000 profissionais na área de dependência de drogas.

MARIAN ÁVILA DE LIMA DIAS

docente do departamento de educação

MARIANA NUNES DE ASSIS

Mariana Assis, formada em economia pela Universidade Federal de Alfenas e mestranda em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de São Paulo.

MARILAINE COLNAGO

Marilaine Colnago tem graduação em Matemática e mestrado em Matemática Aplicada e Computacional pela UNESP e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP. Atua como docente no ensino superior desde 2012 e tem experiência na área de Análise Numérica, Processamento de Imagens e Ciência de Dados. É membro do Comitê das Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional e da Comissão Permanente de Comunicação da SBMAC. Atualmente coordena o grupo de pesquisa VISER, o projeto de extensão GECET: Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias e a plataforma SP Covid-19 Info Tracker.

MARILENA ROSALEN

Profa. do Mestrado Ensino em Ciências e Matemática e do curso de Ciências - licenciatura da UNIFESP. Mestrado em Filosofia da Educação, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Movimentos Docentes. Criadora da comunidade de prática virtual Movimentos Docentes. Coordenadora do Observatório Educação e Sustentabilidade.

MARINA PEREIRA DE ALMEIDA MELLO

Docente da UNIFESP. Desenvolve pesquisas no campo da educação para as relações étnico-raciais (e suas intersecções com gênero, raça, classe, nacionalidade, sexualidades e geração), aspectos e perspectivas para uma educação decolonial e justiça cognitiva; África e diásporas africanas, feminismos negros.

MAÍRA CARDOSO ZAPATER

Professora de Direito da Unifesp. Doutora em Direitos Humanos (Faculdade de Direito da USP), com pesquisa de pós-doutorado sobre medidas socioeducativas realizada no Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena da FGV Direito SP. Graduada em Direito (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP). Professora e pesquisadora desde 2002.

MEIRY FERNANDA PINTO OKUNO

Pós-doutora em Ciências e Especialista em Enfermagem Geriátrica e Gerotológica pela UNIFESP. Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

MELISSA MARTINS DE OLIVEIRA

Graduanda em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atualmente cursa o penúltimo período do curso, desenvolvendo Estágio Curricular no Laboratório de Biologia Celular de Trypanosoma cruzi e Coinfecções. Foi Representante Discente da Biomedicina na Câmara de Graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP) de 2017 a 2020. Teve maior contato com o processo de Curricularização da Extensão Universitária entre 2017 e 2019, período em que também atuou no desenvolvimento e aplicação de atividades de Extensão.

MICHELLI MALDONADO

Doutora e professora da UFTM em Matemática Aplicada e Computacional. Desde de 2006, trabalho em projetos de Matemática Aplicada à Inovação. Atualmente sou Coordenadora do Observatório Covid-19 Uberaba e membro do Comitê Nacional de Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional. Atuo como tutora da Empresa Jr da Matemática, Sigmat Jr e como vice coordenadora do projeto “Minas com Ciência”. Desenvolvo pesquisas nas áreas de Otimização, uma ciência voltada para a solução de problemas reais, tendo como foco a tomada de decisões.

MONJA HEISHIN GANDRA

Brasileira da cidade de São Paulo. Monja Zen Budista da Tradição Soto Zen Shu Japão. Discípula de Monja Coen Roshi. Pedagoga. Servidora Pública Estadual. Professora de meditação zen, zazen, e palestrante voltada aos temas de Meio Ambiente, Cultura de Paz e Não Violência, Direitos Humanos e práxis política. Musicista.

MURILO AFONSO VARJÃO

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é mestrando em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Economista Júnior na LCA Consultores atuando na área de Economia do Direito. Foi estagiário da Secretária de Estado da Fazenda de Sergipe (SEFAZ-SE). Foi também Projetista e Diretor de Marketing na Rating Consultoria Econômica. Participou voluntariamente do projeto de pesquisa vinculado ao Departamento de Economia da UFS (DEE) sobre o processo de desindustrialização no Brasil pela ótica do emprego. Participou da última edição de 2018 do Programa Estágio-visita da Câmara dos Deputados Federais. Além disso, foi bolsista PRODAP no Escritório de Projetos vinculado à Coordenação de Pesquisa da UFS (COPES).

MÁRCIA APARECIDA JACOMINI

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Escolar. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE) e participa da Rede Escola Pública e Universidade (REPU)

NANCY BELLEI

Professora afiliada infectologista da DIPA/, UNIFESP, Chefe Laboratório de Virologia Clinica, Membro da International Society of Influenza and Respiratory Viruses.

NANCY RAMACCIOTTI DE OLIVEIRA-MONTEIRO

Profa. Dra Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro Psicóloga, com doutorado e pós doutorado na Universidade de São Paulo (USP) Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, no Departamento de Ciências do Mar.Coordena o Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/UNIFESP-BS), realizando pesquisas sobre estudantes universitários, funcionamento adaptativo e problemas psicológicos, adoecimento crônico, competências profissionais genéricas, e percepção ambiental e de biodiversidade.É orientadora credenciada do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar.Coordena o Grupo de Trabalho "Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento", da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP).É presidente do Conselho Técnico do Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP- Santos).Coordena o Convênio da UNIFESP com a Universidade da Corunha.

NATHÁLIA VALENTIM DE SOUZA

Estudante do 7º termo de Nutrição na UNIFESP. Autora do projeto de Iniciação Científica “CARACTERIZAÇÃO CENTESIMAL DA AQUAFABA DE GRÃO-DE-BICO”.

NATÁLIA SIMONIAN RODRIGUES VALENTE GHEDINI

Nutricionista egressa da UNIFESP. Aprimorada em Nutrição Clínica pelo Programa de Aprimoramento Profissional do Estado de São Paulo. Mestre em Ciências pela UNIFESP. Doutoranda em Ciências da Saúde na UNIFESP. Integrante do grupo de pesquisa LaDEx (Laboratório de Dietética Experimental) - UNIFESP.

NELIO BIZZO

Nelio Bizzo é biólogo e educador, Professor Titular Senior (MS6) de metodologia de ensino da Biologia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, onde trabalha na graduação e pós-graduação. Seu trabalho está relacionado com o ensino da ciência, com especial foco no ensino e aprendizagem da evolução biológica no Brasil e outros países. Seus projetos de pesquisa se valem de ferramentas que combinam métodos qualitativos e quantitativos. Nelio é Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas (1A, CNPq), foi eleito Fellow da Royal Society of Biology (Lonres), foi professor visitante na Itália (Universidades de Verona e Pádua), e membro da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (www.ipbes.net), órgão ligado à ONU.

NELSON SASS

Reitor eleito da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para o período 2021-2025. Foi Vice Reitor da UNIFESP no período de 2017-2021. Livre-Docente (2009) pela UNIFESP. Professor Associado do Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Responsável pelo Setor de Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez. Atua na assistência, graduação médica, extensão e pós graduação. Orientador do Programa de Pós-graduação Obstetrícia com linhas de pesquisa relacionadas às síndromes hipertensivas, nefropatias e transplante renal. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação Obstetrícia da UNIFESP de 2010-2017. Diretor de Pesquisa da FAP (Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo) de 2014-2017. Foi Coordenador Didático, Assistencial, Científico e Supervisor da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha (Secretaria da Saúde do Município de São Paulo) de 1996-2019. Professor Adjunto e Coordenador do Internato de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Mogi das Cruzes desde 2007. É editor dos livros Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez (Guanabara-Koogan 2006) e OBSTETRÍCIA (Grupo GEN, 2013). É o representante do Brasil no International Council da International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy (ISSHP).

NEUSA MARIA PEREIRA BOJIKIAN

Nesta abordagem procura-se refletir sobre o traço da política econômica do governo Trump em relação à China e qual seria o impacto de tal política com a troca de poder político nos Estados Unidos. Como se sabe, os democratas asseguraram a Presidência e a maioria dos assentos no Congresso, ainda que com margem estreita de vantagem no Senado.

NILDO ALVES BATISTA

Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo, e atualmente Diretor do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS). Atua nos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da saúde e Ensino em Ciências da Saúde.

NILTON ÉVORA DO ROSÁRIO

Graduado e Doutor em Meteorologia (2001) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Foi pesquisador do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE. Atualmente é professor no Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Campus Diadema), onde leciona no Curso de Ciências Ambientais e no Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada. Desenvolve pesquisas na área de Ciências Atmosféricas com ênfase nos processos atmosféricos associados ao balanço de energia no sistema climático; no monitoramento e avaliação das perturbações climáticas induzidas pelos poluentes atmosféricos aplicando as técnicas de sensoriamento remoto e de modelagem atmosférica.

NORA KRAWCZYK

(Podem cortar como preferirem) Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e realizou em 2015 um estágio pós doutoral na Maryland University, EUA. Atualmente é professora Faculdade de Educação da Unicamp e co-coordenadora do Grupo Interinstitucional de EMpesquisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Política Educacional e no ensino médio. Publicou recentemente EUA ?Brasil: uma cooperação deletéria na educação -da cartilha neoliberal ao fundamentalismo religioso.; Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil; A disputa cultural: O Pensamento Conservador no Ensino Médio Brasileiro. Os dois últimos junto com a profa. Dirce Zan

NÍSIA TRINDADE LIMA

Mestre em Ciência Política (1989) e doutora em Sociologia (1997) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)/IESP-UERJ, é atualmente a Presidente da Fundação Oswaldo Cruz. Bolsista de produtividade 1C do CNPq, é pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz e coordenadora da Rede Zika e Ciências Sociais da Fiocruz. Participa de programas e redes internacionais nas áreas de história da ciência e história da saúde. Suas áreas de pesquisa e ensino são história da ciência e da saúde, em especial das ciências sociais, e pensamento social brasileiro.

NÍVEA NUNES FERRAZ

Graduada em Tecnologia Oftálmica (2002) com doutorado em Ciências Visuais (2012) pela UNIFESP/EPM. Professora Adjunta do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP/EPM, lotada na Disciplina de Distúrbios Visuais Funcionais. Exerce a vice-coordenação do Curso de Tecnologia Oftálmica da UNIFESP/EPM, é orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular, coordena os ambulatórios de Visão Subnormal (Setor de Baixa Visão e Reabilitação Visual) e de Ambliopia (Setor de Oftalmopediatria), e é membro do Núcleo de Epidemiologia Ocular do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais.

OLGÁRIA CHAIN FÉRES MATOS

Escola e Universidade: Eros e Educação Trata-se de considerar a questão da perda da natureza de Bildung durante toda a formação vitalista dos estudos, sendo a Bildung o processo geral de humanização da vida, formação que não advém na solidão, mas justamente através de relações, de bons e maus encontros, a Bildung sendo propriamente dar forma aos encontros que fizemos na Universidade, na Escola e na vida.

OMAR MERTINS

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) com período no Institut Charles Sadron (França, 2007), Pós Doutorado em Eletroquímica pelo CNRS na Université Sorbonne - ENS Paris (França, 2009), Pós Doutorado pelo CNPq no Max Planck Institute of Colloids and Interfaces (Alemanha, 2010) e Pós Doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2014) com estágio BEPE no Institut Charles Sadron (França, 2012). Foi Professor/Pesquisador Visitante na Université Paris Saclay (França, 2020). Desenvolve pesquisas nas áreas de Química e Biofísica, com ênfase em Biomateriais e Nanopartículas para aplicações biologias e biomédicas.

PATRICIA BOVER DRAGANOV

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein (2000) e em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1994). Especialista em Gerenciamento de serviços de Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - 2003). Mestre e Doutora (bolsista CAPES) em ciências pela Escola de Enfermagem - UNIFESP (2011/2018). Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento e Gestão de Serviços de Enfermagem. Responsável pela implantação da Consulta Admissional de Enfermagem em Pronto Socorro da Rede Hospital São Luiz (2002). Coordenadora do Programa de Saúde na Comunidade Heliopolis (2004-12).Consultora em Design de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Administração em Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP).

PATRICIA LIMA DUBEUX ABENSUR

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; mestra e doutora em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; técnica em assuntos educacionais do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde –CEDESS – da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; integra a equipe formadora da disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde”, ofertada pelo CEDESS aos pós-graduandos do campus São Paulo da Unifesp. Também faz parte da equipe formadora da disciplina “Processo Ensino Aprendizagem em Saúde” do programa de pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS/UNIFESP. É membro do Conselho editorial da Série "Cadernos de Teorias e Práticas Educativas em Saúde". Estuda e pesquisa os princípios e referenciais da Pedagogia Freireana.

PATRÍCIA ALESSANDRA BERSANETTI

Professora Associada do Departamento de Bioquímica (Disciplina de Bioquímica) da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Possui graduação em Bacharelado em Química Tecnológica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais também pela UNIFESP. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Biotecnologia aplicada a saúde humana, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e caracterização de biomateriais, estudo de proteases, sistema renina-angiotensina.

PAULO ALMEIDA

Diretor-Executivo do Instituto Questão de Ciência.

PAULO HILÁRIO NASCIMENTO SALDIVA

Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. Ciclista e gaitista. Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de 2016 até Março de 2020.

PAULO MARCHIORI BUSS

Médico, Mestre em Medicina Social (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1980) e Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2020). É Professor Emérito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Membro Titular da Academia Nacional de Medicina do Brasil.

PAULO SCHOR

Professor associado livre docente do Departamento de Oftalmologia da EPM, Diretor de Inovacao Tecnológica e Social da UNIFESP, Coordenador de Área Pesquisa para Inovação da FAPESP

PLÍNIO JUNQUEIRA SMITH

Plínio Junqueira Smith possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1991) e pós-doutorados na Universidade de Oxford (1997) e na Universidade da Califórnia, Berkeley (2016). É professor associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde fez livre-Docente em Teoria do Conhecimento (2013). É bolsista do CNPq, nível 1D. Foi coordenador de Projeto Temático da FAPESP (2005-2009) e de Projeto Chamada Universal CNPq (2013-2016). É o editor-responsável da revista Sképsis.

PRETO ZEZÉ

Ex-lavador de carro nas ruas de Fortaleza, presidente nacional da CUFA - Central Única das Favelas, empresário, produtor cultural, repórter no Quadro Talentos da Comunidade na TV Verdes Mares/afiliada da Rede Globo no Ceará, escritor, autor dos livros A Selva da Pedra : a Fortaleza Noiada ( 2014) e Das Quadras Para o Mundo (2019), consultor em planos de de oportunidades para governos e empresas. Preto Zezé também é CEO e fundador do Lis - Laboratório de inovação social. Ativista de uma agenda positiva nas favelas para transformar o estigma em carisma e as dificuldades em oportunidades. Especialista em planejamento e agendas comuns Mestre em sobrevivência nas Quadras, Doutor nas ruas do Brasil e Pós doutor em conexões de potências e compartilhamento de oportunidades.

PROFESSOR LUÍS VELEZ LAPÃO

Prof. Luís Velez Lapão, Livre-Docência, PhD, MSc, Professor de Global em Saúde da Universidade Nova de Lisboa. Coordenador do DISHC-Digital & Smart Health Laboratory. É Presidente do Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e membro da Coordenação do Centro Colaborador da OMS para a Política e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde. É auditor da Comissão Europeia para Sistemas de Informação em Saúde desde 2005 e membro do Grupo de IA para Saúde da OMS/UIT. É actualmente o Pesquisador Principal de 3 projectos em Design Science, um relacionado com COVID-19. É autor de mais de 150 artigos. https://orcid.org/0000-0003-0506-1294

RAFAEL MACHADO DE QUEIROZ

Soteropolitano, Engenheiro de produção, especialista em Ciência Política e atualmente mestrando em Economia e Desenvolvimento.

RAFAELLA GUIMARÃES MORAES CAMARGO

Nutricionista, mestre em Ciências pela Unifesp Campus Baixada Santista, doutoranda no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela mesma universidade com objetivo de pesquisa voltado para validação de instrumentos e qualidade da alimentação escolar.

RAIANE PATRÍCIA SEVERINO ASSUMPÇÃO

Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutora em Sociologia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atual vice-reitora da UNIFESP. Foi pró-reitora de Extensão e Cultura na PROEC/UNIFESP (2017- 2021). Professora no curso de pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais - Baixada Santista; pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) - UNIFESP; líder do grupo de pesquisa e extensão em Violência do Estado, Direitos Humanos e Educação Popular.

RAPHAEL PADULA

Professor da Pos Graduação em Econokia Politica Internacional do Instituto de Economia da UFRJ

RENATA SAFON THEREZO

Renata trabalhou por mais de 22 anos em organizações com e sem fins lucrativos. No inicio de sua carreira foi consultora na PricewaterhouseCoopers, se especializando em planejamento estratégico e reestruturação corporativa. Nos últimos 16 anos gerenciou e atuou em diversos projetos de investimento social, na gestão e nas áreas financeira e programática, além de prestar consultoria objetivando promover a eficiência e efetividade do investimento social privado para empresas como: Aracruz, Lojas Renner, HStern, Toyota, entre outros. Renata é formada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (2000) e possui MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (2003).

RENATO JANINE RIBEIRO

Renato Janine Ribeiro foi Ministro de Estado da Educação, de 6 de abril a 5 de outubro de 2015. Desde 1994, é professor titular da Universidade de São Paulo, na disciplina de Ética e Filosofia Política. Foi professor visitante na UNIFESP, entre 2018 e 2020, onde criou, em 2019, o Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC-UNIFESP), do qual foi o primeiro presidente, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020.

RENATO SERGIO BALAO CORDEIRO

Pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz,possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Guanabara -UEG (1969) e doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela USP (1978). Trabalhou com Haity Moussatché e Mauricio Rocha e Silva, realizou pós-Doutorado na Unité de Pharmacologie Cellulaire do Institut Pasteur 1983/1984. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (1990-1993). Foi Vice-Presidente de Pesquisa e Ensino da Fundação Oswaldo Cruz, 1997-2001, Diretor do Instituto Oswaldo Cruz, 2001-2005, Membro da CTNBio e 1o. Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). Atualmente é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da America Latina, Membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Pesquisador Senior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pesquisador titular do Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz.

RICARDO A. G. DA SILVA

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é professor na Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química do Estado Condensado, atuando principalmente nos seguintes temas: transformações de fase, diagramas de fase, cinética de reações no estado sólido.

RICARDO BARBOSA DA SILVA

Geógrafo, Professor do Instituto das Cidades, Campus Zona Leste, Unifesp. Coordena o grupo de pesquisa-ensino-extensão Rede Mobilidade Periferias.

RICARDO MAGNUS OSÓRIO GALVÃO

Formado em engenharia de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of T|echnology. Foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, de 2004 a 2011, e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de 2016 a 2019. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências e Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

RICARDO SOBHIE DIAZ

Professor Associado e Livre Docente, Diretor do Laboratório de Retrovirologia, Disciplina de Infectologia, EPM/UNIFESP

RICHARLISSON BORGES DE MORAIS

Possui Graduação em Enfermagem (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Especialização em Enfermagem em Nefrologia (2015) e em Infectologia (2020) ambas pela Escola Paulista de Enfermagem (EPE/UNIFESP). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Doutorando em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem (EPE/UNIFESP). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando na Escola Técnica de Saúde (ESTES/UFU). Membro do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Revisão Sistemática e Políticas em Saúde - EPE/UNIFESP (CNPq). Desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão nas áreas de Fisiopatologia Renal, Terapia Renal Substitutiva (Diálise Peritoneal, Hemodiálise e Transplante Renal) e Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

ROBERTO LEHER

Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Políticas e Instituições Educacionais. Desenvolve pesquisa em políticas públicas em Educação. Colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes/SP e pesquisador do CNPq. Foi reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (julho de 2015 a julho de 2019).

RODRIGO TURIN

Obteve o doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), sob a orientação de Manoel Salgado Guimarães, durante o qual realizou um estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, sob a supervisão de François Hartog. Foi pesquisador visitante na EHSS entre 2018 e 2019, junto ao Centre des recherches historiques (CRH). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de História, com ênfase em história da historiografia, teoria da historia, história intelectual e história da antropologia.

RONALDO CHRISTOFOLETTI

Um entusiasta da ciência e da comunicação científica como transformadores da sociedade. Professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo e coordenador do Programa Maré de Ciência. É membro do Comitê de Assessoramento da Década do Oceano no Brasil, membro do Grupo Assessor da UNESCO para Comunicação sobre a Década do Oceano.

ROSANGELA CALADO DA COSTA

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB-USP) e pela Faculdade de Educação (FE-USP) (1999), Mestre (2003) e Doutora (2008) em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (Procam-USP). Desde 2011, é docente do Departamento de Ciências Ambientais, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Diadema. Seus interesses de pesquisa incluem: a) participação social e relações com formas mais sustentáveis de desenvolvimento; e b) dimensões humanas das mudanças climáticas globais.

ROSIMARA DONADIO

Doutora em Administração (Finanças Comportamentais) pela FEA-USP, é Bacharel e Mestre em Economia também pela FEA – USP. Cursou extensão em Psicologia Econômica, é sócia da Donadio Academy, onde atua como Professora, Palestrante e Mentora em Comportamento Financeiro Pessoal. É Professora nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FIA e da FIPE. É também professora e palestrante na B3 e da Idea9-C6. Foi Coordenadora de Cursos da FIA, professora do Insper, Fipecafi, dentre várias outras instituições. Foi executiva no Mercado Financeiro, na BM&FBovespa e CETIP, ambas atualmente B3. É autora e coautora da série de livros Educando para a Vida Financeira, de vários artigos técnicos e acadêmicos.

RUBENS BELFORT

Prof Orientador Pos Graduacao Oftalmologia, EPM UNIFESP. Presidente Instituto da Visão. Presidente Academia Nacional de Medicina

RUDINEY SOARES PEREIRA

Graduado em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Engenharia Agrícola (UFSM) e Doutor e Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Prof. Titular de Sensoriamento Remoto atuando na Graduação e Pós-Graduação niveis Mestrado e Doutorado em Engenharia Florestal. Está Pró-Reitor Adjunto de Extensão responsável pelo processo de implantação da Agenda 2030 na Universidade Federal de Santa Maria.

RUTH ESTER ASSAYAG BATISTA

Meu nome ë Ruth Ester Assayag Batista, sou professora associada da EPE e orientadora da pós graduação.

SANDRA REGINA GIMENIZ-PASCHOAL

Psicóloga (UNESP), Mestre e Doutora em Psicologia (USP) e Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento (UNESP). Membro do GT ANPEPP Saúde Mental e Competências: Avaliação, Prevenção e Tratamento. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Acidentes (CNPq). Docente do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, coordena o Laboratório de Educação em Saúde e foi vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (UNESP/Marília). Tem experiência nas áreas da Educação, Saúde, Fonoaudiologia e Psicologia, principalmente nos temas: ações educativas para prevenção de violência e acidentes infantis, promoção do desenvolvimento, formação de profissionais da educação e da saúde

SANDRA REGINA GOULART AMEIDA

Reitora da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). Formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), possui mestrado pela University da Carolina do Norte em Chapel Hill (1990), doutorado pela mesma instituição (1994) e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em New York, em 2000-2001, e pela UFSC em 2008. É Professora Titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1C) e foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG (2007-2017). Atualmente exerce o cargo de Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo sido Vice-Reitora da instituição, gestão 2014-2018. Foi Coordenadora Adjunta da área de Letras e Linguística da CAPES (2011-2014), Diretora de Relações Internacionais da UFMG (2002-2006), Secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) (2008-2010), Subcoordenadora do GT Mulher na Literatura da ANPOLL (2002-2004), Coordenadora do Centro de Estudos sobre a Índia da UFMG (2008-2010), Presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (2001-2003) e Chefe do Departamento de Letras Anglo-Germânicas (1998-2000). É membro titular do Conselho Curador da FAPEMIG, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo de Minas Gerais e do Conselho Consultivo da Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Recebeu a Grande Medalha da Inconfidência, a Medalha João Guimarães Rosa e a Medalha Amigos da Marinha. É Cidadã Honorária de Belo Horizonte, título concedido pela Câmara de Vereadores da cidade. Atua na área de Literatura Comparada e Literaturas de Língua Inglesa, pesquisando principalmente os seguintes temas: literatura contemporânea, literatura pós-colonial, tradução cultural, literatura produzida por mulheres, crítica literária feminista, estudos da diáspora e do espaço na literatura contemporânea.

SANDRO KOBOL FORNAZARI

Professor Associado do Departamento de Filosofia da Unifesp

SARAH POLEZI SILVA

Graduanda do Curso de Nutrição no Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista (UNIFESP- BS). Participou do Grupo de Estudos da Obesidade (GEO) da UNIFESP. Foi Monitora do Eixo Trabalho em Saúde - Módulos: Trabalho em Equipe e Práticas Coletivas e Clínica Integrada e Produção de Cuidado da UNIFESP. Desde 2018, é co-criadora e extensionista do Projeto de Extensão Universitária Panela Aberta, que visa implementar o Guia Alimentar para a População Brasileira por meio da realização de oficinas autorais.

SCARLETT MARTON

Scarlett Marton é professora titular de Filosofia Contemporânea da Universidade de São Paulo. Graduou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1972), concluiu mestrado em Filosofia na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (1974), defendeu doutorado (1988) e livre-docência em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Publicou no Brasil cerca de dezenove livros, na maioria sobre a filosofia nietzschiana, dentre eles: Nietzsche e a arte de decifrar enigmas (2014); Nietzsche, das forças cósmicas aos valores humanos (3ª ed., 2010); Extravagâncias: Ensaios sobre a filosofia de Nietzsche (3ª ed., 2009); Nietzsche, seus leitores e suas leituras (2010); Nietzsche, filósofo da suspeita (2010); A irrecusável busca de sentido. Autobiografia intelectual (2004). Publicou ainda ensaios em livros e revistas especializadas no Brasil, na Alemanha, na Áustria, na Espanha, na França, na Itália, em Portugal, nos Estados Unidos, na Colômbia, na Venezuela, na Bolívia, na Argentina e no Chile. Seu livro mais recente "Ambivalences de Nietzsche. Types, figures et images féminines" acaba de ser publicado pela Éditions de la Sorbonne. Fundou o GEN – Grupo de Estudos Nietzsche; criou os Cadernos Nietzsche; é coordenadora da coleção de livros “Sendas & Veredas”; implementou o GT Nietzsche junto à Anpof. Integra o comitê científico de Hyper Nietzsche, de Nietzsche-Studien e de Monographien und Texte zur Nietzsche-Forschung.

SEMIRAMIS MARTINS ALVARES SEMÍRAMIS

Professora Associada e Livre-Docente em Dietética, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista; Coordenadora do Laboratório de Dietética Experimental-UNIFESP, e do SIG-Dietética, abrigado na Plataforma NutriSSAN; é orientadora nos Programas de Pós-Graduação: Alimentos, Nutrição e Saúde- ISS, e Nutrição-EPM, da Universidade Federal de São Paulo; vice-coordenadora do Grupo Nutrição e Pobreza, IEA/USP.

SIMONE DOS ANJOS CAIVANO

Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre e doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (UNIFESP - Campus Baixada Santista). Atuou em coordenação técnica e gerencial de cursos de pós-graduação lato sensu, em coordenação de produtos e serviços, na criação e desenvolvimento de programas e aplicativos para alimentação saudável. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em dietética e desenvolvimento e validação de indicadores de qualidade da dieta. Atualmente é coordenadora do Curso de Tecnologia em Gastronomia e professora dos Cursos de Nutrição e Gastronomia na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

SOELY A J POLYDORO

Professora da Universidade Estadual de Campinas, departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior. Graduada em Psicologia, mestrado em Psicologia Escolar e doutorado em Educação. Foi coordenadora geral do Espaço de Apoio ao Ensino e a Aprendizagem [ea]² da Universidade Estadual de Campinas. Linha de investigação orientada para a formação do docente e do estudante do ensino superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas.

SOLANGE GUIZILINI

Professora Associada do Curso de Graduação em Fisioterapia - Unifesp - Orientadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Cardiologia (Unifesp/São Paulo) e do programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da unifesp/BS. Vice- Coordenadora e Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia da Unifesp.

SOLANGE LEDI GONÇALVES

Economista, com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado sanduíche na Universidade Sciences Po (Paris). Professora da UNIFESP (EPPEN) e uma das coordenadoras do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (GeFam). Anteriormente, foi pesquisadora do International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG) do PNUD e consultora do Climate Policy Initiative (CPI/PUC-Rio). Sua pesquisa está concentrada no estudo da relação entre as decisões de mercado dos membros de uma família.

SONIA ACIOLI

Presidente Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem Gestão 2020-2022.Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Procientista UERJ desde 2006. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social IMS/UERJ (2003). Pós doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/ Portugal. Membro do GT de Educação Popular e Saúde da ABRASCO e do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde.

STELLA PECCIN

Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo – Doutorado em Saúde Baseada em Evidências pela UNIFESP, especialização em Metodologia do Ensino Superior pela PUCRS, Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências e Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Vice-coordenadora do Centro Colaborador Internacional BEME – UNIFESP e membro do Board da BEME. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ de Prática Baseada em Evidências e membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ de Educação Interprofissional em Saúde.

STEPHANIE SANTOS ROMÃO

Aluna de graduação em nutrição (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP), integrante do grupo de pesquisa laDEx desde 2018, e atualmente desenvolvendo projeto de TCC sobre a temática de uso de sal e óleo nas alimentação escolar.

SUELI MARIA DA SILVA PEREIRA

Doutora em Desenvolvimento Regional e Urbano, Mestre em Análise Regional, especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Turismo e Meio Ambiente, graduada em Licenciatura Letras Português/Inglês e graduada em Secretariado Executivo. Docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), chefe de Departamento e coordenadora do curso de Secretariado Executivo mandatos de 2015 a 2017, 2017 a 2019 e 2019 a 2021. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foi presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no período de 2019 a 2021. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Secretariais. Pró-Reitora de Extensão.

SYLVIA HELENA SOUZA DA SILVA BATISTA

Sou professora universitária e atuo no Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. Minha trajetória acadêmica inscreve-se nas áreas do ensino na saúde, formação docente e educação interprofissional.

SYLVIA MARIA AFFONSO DA SILVA

Bióloga ambientalista, especialista em fisiologia do E=exercício e bailarina. Desde 2017 trabalha com divulgação científica usando a arte como forma de engajamento de público, em especial, crianças. Treinadora em engajamento de público pelo Museu de Ciência de Londres e coordenadora de comunicação da agência de inovação tecnológica e social da Unifesp, a agits.

SÍLVIO ROSA FILHO

Sílvio Rosa Filho é professor de filosofia da Unifesp, coordenador do Laboratório de Estudos de Linguagem e Práticas de Tradução, o LELPraT, vinculado ao Departamento de Filosofia da EFLCH. É autor do livro "Eclipse da moral: Kant, Hegel e o nascimento do cinismo contemporâneo" e organizador do volume "Hegel" da Coleção Educadores (Unesco). Participou da elaboração e foi um dos redatores do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unifesp (2016-2020)

SÔNIA REGINA NOZABIELLI

Assistente social. Bacharel em Direito. Mestre e Doutora em Serviço Social. Docente na graduação em Serviço Social e na Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais, da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

TAINARA DOS SANTOS BINA

Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Brasília (UNB). Atuou na área de Saúde Mental (Centro de Atenção Pisicossocial III (CAPS III) de Samambaia e em Reabilitação física (Hospital de Apoio de Brasilia (HAB), no setor de reabilitação neurológica e física. Atualmente é estudante de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Terapeuta Ocupacional no programa social Mao3D da UNIFESP e coordenadora do Laboratório de órteses e Próteses LOP3D da Unifesp.

TAIZA STUMPP

Bióloga, com mestrado e doutorado em Ciências pela UNIFESP e pós-doutorado em Genética pela Human Genetics Unit/Universidade de Edimburgo. Professora Associada do Departamento de Morfologia e Genética da EPM/UNIFESP. Atua em pesquisa na área de Epigenética Biopsicossocial e sua Herança. É orientadora pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da EPM, sendo coordenadora do projeto de extensão (PExBEF) deste programa. Idealizadora e coordenadora do Programa de Curricularização da Extensão CIRANDA. Coordenadora da Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD) e membro da Rede de Apoio Docente (RAD) da UNIFESP. Atualmente é Pró-Reitora de Extensão e Cultura (UNIFESP).

TALES AB’SABER

Professor de Filosofia da Psicanálise no curso de Filosofia da EFLCH UNIFESP , Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, autor de ,entre outros, “O sonhar restaurado, formas do sonhar em Bion Winnicott e Freud”(Ed. 34, 2005)

TATIANA TEIXEIRA

Professora colaboradora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID/UFRJ), pesquisadora do INCT-INEU e do NEAI, editora do Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU), coapresentadora do programa Diálogos INEU e editora associada da Revista Sul Global.

THAÍS DE MOURA NEVES

Nutricionista, mestre em Ciências e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

THIAGO GHRE GALVÃO

Thiago Gehre Galvão é Coordenador do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília. Doutor em Relações Internacionais (UnB, 2011) e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (2015). Pesquisa e ensina sobre Relações Internacionais do Brasil, Estudos de Desenvolvimento e Educação Global. Atualmente, está pesquisando sobre BRICS, Política Visual Global, Pensamento Criativo e sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030.

TIARAJU PABLO D'ANDREA

Professor da Unifesp no Campus Zona Leste/Instituto das Cidades. Coordenador do Centro de Estudos Periféricos. Formado em Ciências Sociais pela USP (2005), Mestre em Sociologia Urbana (2008) e Doutor em Sociologia da Cultura (2013), pela USP. No mestrado discutiu processos de remoção de favelas na região sudoeste e no doutorado pesquisou a produção cultural das periferias de São Paulo. Pós-doutor em Filosofia pela USP (2018). Realizou pesquisas etnográficas em periferias francesas, onde buscou entender a tríade ação política, produção cultural e experiência periférica. Realizou atividades acadêmicas e musicais nas universidades Katyavala Bwila e Escola Superior Pedagógica do Bengo, em Angola. Estudou na França na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) e na Université Paris VIII. Possui passagens profissionais pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Entre 2006 e 2009 atuou na Usina (Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado), em contato com arquitetos e urbanistas com experiências de práticas autônomas junto aos movimentos populares. Foi técnico social no mutirão Paulo Freire, em Cidade Tiradentes e atuou nas favelas do Jardim Panorama e do Real Parque. Em paralelo a essas atividades, organizou batucadas populares junto a diversos movimentos sociais. Auxiliou na construção do Movimento Cultural das Periferias (MCP). É também músico, com dois CDs gravados: “Capacetes Coloridos” (2007) e “Latinoamerisamba” (2015).

VALÉRIA MACEDO

Antropóloga no campo das questões ameríndias e de antropologias do corpo, é professora associada no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unifesp. É também coordenadora da Cátedra Kaapora de Conhecimentos Tradicionais e Não-Hegemônicos da Proec-Unifesp.

VALÉRIA SPERDUTI LIMA

Bióloga, mestre em Multimeios e Doutora em Educação: Currículo. Atua nas áreas de Formação de Professores e Avaliação, é docente do curso de Tecnologia em Design Educacional da Unifesp, sendo responsável principalmente pelas disciplinas voltadas à temática Avaliação em diferentes contextos educacionais; também desenvolve a disciplina Projeto Integrador em Contextos Abertos e em Rede. É coordenadora geral da UAB na Unifesp, sendo responsável pela gestão da equipe multidisciplinar e suporte ao desenvolvimento de cursos de especialização na modalidade a distância vinculados à UAB/ Capes na Unifesp. Sua principal abordagem educacional considera a aprendizagem colaborativa e este é o seu principal vínculo com as teorias freireanas.

VANESSA PESTANA PEIXOTO

Co-Fundadora da Boa Impressão 3D no ramo de tecnologia na fabricação de impressoras 3D, tive uma excelente oportunidade de me reinventar e aprender coisas novas, passei pelo departamento de produção onde tiver a oportunidade de montar as impressoras por 2 anos direto, hoje cuido especificamente da parte financeira e administrativa da empresa. Sou formada em Ciências Contábeis, e atualmente curso MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios.

VANESSA RIBEIRO NEVES

Doutora em Ciências (2014), especialista em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem (2004) e graduada em Enfermagem (2000) pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da EPE-UNIFESP, Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE-UNIFESP e Coordenadora de Atenção à Saúde do Estudante na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UNIFESP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG) da EPE-UNIFESP, do Grupo de Estudos Sobre a Saúde dos Trabalhadores de Enfermagem (GESTE) da EEUSP, do Laboratório de Pesquisas em História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde (GEHCES) da UFSC e do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Enfermagem (CEPHE).

VELCI QUEIRÓZ DE SOUZA

Possuí Pós-Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas em 2008 - área de concentração em Melhoramento Genético Vegetal. Atualmente é Coordenador de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pampa. Ex-Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Atua na área de Agronomia, com ênfase em estatística experimental e melhoramento genético. Em suas atividades profissionais, interagiu com mais de 60 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos e propriedades intelectuais. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: melhoramento genético vegetal, estatística experimental, seleção de progênies, interação genótipo e ambiente, resistência a fatores bióticos e abióticos, patentes e cultivares.

VICTOR PEDROZA RODRIGUES

Graduando em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Graduado em Gastronomia pelo Centro Universitário São Judas Tadeu - Campus UNIMONTE (2017). Técnico em Nutrição e Dietética pela Dona Escolástica Rosa - ETEC Centro Paula Souza (2017), que com o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) Desmistificando a Aquafaba - Uma simples água do cozimento do grão de bico com poder de aeração, foi premiado pelo Neorama (Santos) e pela FETEPS (Feira Tecnológica do Centro Paula Souza). Técnico em Confeitaria pelo SENAC Santos (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) (2019).

VILANI MEDEIROS DE ARAÚJO NUNES

Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN). Integrante do Corpo Docente do Programa de Pós Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (Mestrado QualiSaúde/UFRN/Universidad de Murcia - Espanha/Instituto Nacional de Salud Pública - México. Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Envelhecimento Humano - Grupo LONGEVIVER

VIRGILIO M VIANA

Virgílio Viana, é engenheiro florestal, doutor em Biologia pela Universidade de Harvard, pós-doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, professor de ciências florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP. Professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP de 1989 a 2003, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, Brasil, de 2003 a 2008. Ex Presidente da Associação Paulista dos Engenheiros Florestais e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. Atualmente é Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS); professor colaborador da pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); coordenador da iniciativa da ONU: Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável - Amazônia (SDSN); membro da Comissão de Ética e Ação para o Desenvolvimento Sustentável, da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano; Presidente do Conselho de Administração da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABIO); Idealizador da Aliança Covid Amazônia e membro fundador do Instituto Amigos da Amazônia.

VIVIANE BELLUCCI PIRES DE ALMEIDA

Nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), especialista em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida pela Unicamp (2007), mestre (2017) e doutora (2021) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Tem experiência na área de Nutrição com ênfase em Dietética, Saúde Pública, Educação nutricional e Obesidade infantil. Atualmente é professora do Curso de Nutrição no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

WAGNER EMANUEL AIELLO

Sou Wagner Emanuel Aiello, tenho formação técnica em: Mecânica Geral, Mecânica de Usinagem, Informática e Hardware e Redes. Possuo graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais (2019). Atualmente estou cursando Mestrado em Economia e Desenvolvimento na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e irei concluir o curso em março de 2022. Possuo experiência na área de Economia, atuando principalmente com história econômica e economia brasileira, com ênfase em crise econômica e desenvolvimento econômico.

WALMES MARQUES ZEVIANI

Professor do Departamento de Estatística da UFPR, doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária, expertise em planejamento e análise de experimento mas também se interessa por estatística computacional, visualização de dados e mineração de dados. Leciona no curso de bacharel em Estatística/UFPR e no curso de especialização em Data Science & Big Data UFPR, onde também é vice-coordenador.

YOUSSEF ALVARENGA CHEREM

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-MG (2003), mestre e doutor em Antropologia Social pela UNICAMP (2005, 2010). Foi visiting fellow da Tel Aviv University (2018), e participou de cursos de formação na Fondation Nationale des Sciences Politiques, em Paris (Sciences-Po) (1999) e na Purdue University (West Lafayette, Indiana, 1997 e 1996). Atualmente professor adjunto da Unifesp, tem experiência na área de história e relações internacionais do Oriente Médio e islamismo, atuando em temas como islamismo político, salafismo, Líbano, cristianismo no Oriente Médio, Irã, Israel-Palestina, história das religiões e arte contemporânea no Oriente Médio.

ZYSMAN NEIMAN

Doutor e Mestre em Psicologia, Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Pesquisador e Professor Associado do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Coordenador da Cátedra "Sustentabilidade e Visões de Futuro". É membro do Comitê Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo (CIEA-SP), do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GTSC A2030), e da Comissão Municipal para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de São Paulo.

ÍSIS BOLL DE ARAUJO BASTOS

Professora de Direito Privado na Unifesp, Coordenadora da Câmara de Mediação da Unifesp - CAMU, Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa: Estudos avançados de prática e teoria em mediação, Coordenadora da Ação de Extensão Comunica Direito Privado, Doutora e Mestra em Direito pela PUCRS, com estágio doutoral de pesquisa na Universidad de Burgos - Espanha e Mediadora formada e certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML.

ÍTALO BRAGA DE CASTRO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Ciências Marinhas pelo Instituto de Ciências do Mar - LABOMAR/UFC (2005) e doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Atualmente é membro efetivo do SETAC-BRASIL, pesquisador colaborador das instituições onde cursou mestrado e doutorado e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo.