FAQ - Perguntas Frequentes

1. O congresso é apenas para membros da Unifesp?
Não. O congresso Unifesp é público e gratuito. Qualquer pessoa pode se inscrever na plataforma como ouvinte.
2. Como faço minha inscrição para o congresso? Como será o credenciamento?
Para assistir e participar das sessões de transmissão ao vivo, será necessário ter realizado a inscrição no evento.

Para isso, acesse o link:

Clique em ENTRAR e informe seu email e senha do cadastro do sistema de extensão (não é o login e senha da intranet). Caso não possua cadastro, clique no botão CADASTRE-SE para efetuar sua inscrição.

Logo após, acesse a plataforma no link: congresso.unifesp.br e faça a sua autenticação com seu CPF.
3. Não sou da Unifesp. Posso submeter trabalhos para apresentação nas sessões?
A submissão de trabalhos é direcionada às pessoas que possuem vínculo com a Unifesp (estudantes, residentes, servidores técnicos(as)-administrativos(as) e docentes).
4. Como eu acesso a sessão no dia do congresso? No dia do evento será enviado um link para o acesso?
Sou ouvinte/ participantes em geral

É imprescindível realizar sua inscrição antes do início do congresso, que será realizado em uma plataforma de conferências online. IMPORTANTE: não haverá link de acesso, basta acessar o portal (congresso.unifesp.br) para participar.

Vou apresentar trabalho

A sala do Google Meet é exclusiva para autores e autoras com trabalho aprovado naquela sessão

O link da sala do Google Meet para sua participação será enviado até 1 dia antes da sua apresentação. Atente-se ao e-mail que você cadastrou quando enviou seu resumo / vídeo / pitch e se programe para acessar o Google Meet 30 minutos antes da sua apresentação. Este link é pessoal e intransferível

Orientadores(as) e debatedores(as) verifiquem antes de abrir a sala se o som e imagem estão funcionando bem.

Se tiver problemas fale com o SUPORTE.
5. Consigo assistir às palestras do meu celular/tablet?
Sim. A plataforma é adaptável para computadores e outros dispositivos.
6. Tem que ter algum programa específico no computador ou smartphone para ser compatível?
A transmissão será feita através de uma plataforma específica, em sua maioria, eles rodam diretamente em seu computador ou smartphone. É imprescindível que tenha uma boa conexão com internet de banda larga para poder usufruir de todos os detalhes.
7. Posso favoritar minhas sessões de interesse?
Sim, as sessões de interesse poderão ser colocadas em sua agenda e aparecerão avisos sobre o início das atividades adicionadas. Para adicioná-las acesse o menu principal, clique em programação, escolha as palestras de interesse e clique no botão de [QUERO ADICIONAR / ASSISTIR ESSA SESSÃO].
8. Quais são as boas práticas para ter maior sucesso para interagir durante as sessões?
Utilizar um fone de ouvido+microfone e manter o microfone fechado (em MUTE) quando não estiver falando. Evite ruídos externos tais como: televisão ligada, ventilador, janelas abertas na casa, outras janelas do navegador (computador) abertas, etc. Reserve um local iluminado e tranquilo para focar exclusivamente no evento durante o período da apresentação. Caso utilize óculos, evite iluminação forte e procure uma posição favorável de modo que não haja reflexos indesejados nas lentes durante a transmissão.
9. Como faço para enviar a minha pergunta referente à sessão do meu interesse?
A plataforma possibilita a interação do congressista durante as sessões. Haverá um chat interativo do vídeo. Para enviar uma pergunta, clique em programação e escolha a sessão de seu interesse. Após acessar a sessão clique em discussão para enviar sua pergunta/mensagem.
10. Haverá lista de presença?
Sou ouvinte

Para pessoas inscritas como ouvinte não haverá lista de presença, sendo que nesse caso, basta se autenticar na plataforma do congresso e assistir as sessões para que seja contabilizada sua respectiva presença. Caso tenha assistido a sessões em três dias diferentes, ao menos uma sessão por dia, terá direito ao certificado de 45h (inscritos / participantes em geral).

Vou apresentar ou debater um trabalho

Para autor(a) com trabalho aprovado haverá lista de presença na sua respectiva sessão. Confirme com o monitor(a) e/ou equipe de TI se foi computada sua participação até o final de sua sessão. O certificado de apresentação de trabalho só será emitido para quem se apresentar nas sessões.
11. Haverá intérprete de libras?
Para as sessões institucionais haverá intérprete de libras na Sala 1 e algumas sessões da Sala 2, com exceção das sessões em idioma diferente de português. Vide símbolo (LIBRAS) informado em cada sessão.
12. Terá tradução simultânea para outros idiomas?
Não haverá tradução das sessões. O idioma oficial do congresso é o português e a maioria das sessões será nesse idioma . Algumas sessões serão realizadas em inglês, espanhol ou francês. Nesse caso, será comunicado previamente a plateia da respectiva sessão.
13. Quantas horas de Congresso constará no Certificado?
Os certificados serão de 45h e estarão disponíveis somente para quem assistir uma ou mais sessões por dia, em três dias diferentes.
14. Como eu recebo o Certificado de participação?
Sou ouvinte

Os certificados de participação como ouvinte ficarão disponíveis em PDF na área de inscrição de eventos da Unifesp após uma semana do evento. Para receber o certificado acesse:


Utilize o mesmo email e senha utilizados no cadastro.

Vou apresentar ou debater um trabalho

Os certificados de apresentação ficarão disponíveis em PDF na site do congresso http://congressoacademico.sites.unifesp.br/
15. As conferências ficarão disponíveis depois?
O Congresso é ao vivo. Recomendamos que crie sua agenda e se programe para assistir às sessões de seu interesse. As atividades ocorrerão entre os dias 21 e 25 de junho das 9h às 21h00. As palestras das salas 1 e 2 estarão disponíveis no Youtube após o congresso.

Não encontrou sua dúvida? Entre em contato pelo e-mail: congressoacademico@unifesp.br.